Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Como George Orwell, escritor de "1984", inspirou o reality show Big Brother

O clássico 1984 foi responsável por influenciar John de Mol, criador do programa

Victória Gearini Publicado em 06/02/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logotipo do reality Big Brother e retrato do escritor George Orwell - Creative Commons
Logotipo do reality Big Brother e retrato do escritor George Orwell - Creative Commons

Escrito originalmente em 1948, o clássico 1984, de George Orwell, previu que os governos de grandes potências iriam monitorar excessivamente a vida dos cidadãos. Além de ser uma distopia, a obra também inspirou a criação do famoso reality show Big Brother.

[Colocar ALT]
Crédito: Companhia das Letras

A história se passa após uma guerra nuclear, em que o mundo é dividido em três grandes potências que só se interagem por meio de outras guerras. Nesta distopia,  a figura do líder totalitário Grande Irmão é idolatrada. Por isso, ele sabe de tudo o que as pessoas fazem e julga seus atos.

Inspirado na obra de George Orwell, o milionário John de Mol ficou famoso, em 1994, com a criação do reality show Big Brother. Em 2002, a Rede Globo comprou os direitos autorais de exibir a versão brasileira do entretenimento.

O programa tem como finalidade confinar diferentes pessoas em uma casa, que passam por diversas provas físicas e psicológicas. O último participante a restar ganha um prêmio milionário.  

A todo o momento os participantes são vigiados por um ser onipresente, que decide sobre o futuro dos jogadores, chamado Grande Irmão, assim como o líder supremo citado na distopia de George Orwell.

A obra 1984 continua fazendo sucesso mesmo após 71 anos de seu lançamento. Em 2013, o livro chegou a ficar na 68ª posição da lista dos mais vendidos da Amazon. George Orwell é considerado como um dos maiores pensadores e escritores do século 20, e surpreende gerações com suas obras clássicas que inspiraram e moldaram o mundo atual.


+Saiba mais sobre as obras de George Orwell através da Amazon:

1. 1984, de George Orwell (2009) - https://amzn.to/35lLZDf

2. A revolução dos bichos: Um conto de fadas, de George Orwell (2007) - https://amzn.to/36yJ6PO

3. O que é fascismo?, de George Orwell (2017) - https://amzn.to/2taSdaQ

4. Na pior em Paris e Londres, de George Orwell (2006) - https://amzn.to/35lp2jw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W