Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'A Ditadura Recontada'

'A Ditadura Recontada': Podcast traz áudios inéditos de Elio Gaspari e bastidores do período militar

Produzida pela CBN e disponível no Globoplay, a obra teve acesso a mais de 300 horas de áudios do jornalista Elio Gaspari, autor da renomada 'Coleção Ditadura'

Redação Publicado em 28/03/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do podcast 'A Ditadura Recontada' - Divulgação
Capa do podcast 'A Ditadura Recontada' - Divulgação

Partindo do marco de 60 anos da intervenção militar no Brasil, iniciado em 31 de março de 1964, o podcast ‘A Ditadura Recontada’ chega ao Globoplay e às plataformas de áudio nesta quinta-feira, dia 28.

Com apresentação da jornalista Nadedja Calado e co-narração da pesquisadora Helena Dias, o podcast Original Globoplay, produzido pela CBN, é inspirado nos cinco volumes da ‘Coleção Ditadura’ e no acervo de quase 300 horas de gravações históricas de Elio Gaspari, com áudios inéditos que narram os principais eventos e bastidores do período.

[Colocar ALT]
Capa do podcast 'A Ditadura Recontada' /Crédito: Divulgação/Globoplay

Idealizado e concebido por Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN, e pelo jornalista Plínio Fraga, o áudio documentário tem seis episódios publicados semanalmente. A chefia de produção e gravação coube a Thiago Barbosa, gerente de produtos digitais da CBN. 

"O trabalho do Gaspari levou 40 anos para estar completo. É um mergulho profundo em documentos, fotos, bilhetes, notas, atas de quem viveu aquela época, assim como relatos pessoais e íntimos como os áudios do ex-presidente Geisel", conta Helena. "Tentamos que cada episódio narrasse e contextualizasse os momentos históricos, sem prescindir do olhar crítico do Elio. Às vezes surpreendentes, em outros momentos descontraídos, mas sobretudo reveladores de personagens e situações que ocorreram na longa noite da ditadura brasileira", complementa Plínio. 

Pontos cruciais

O primeiro episódio contextualiza o clima vivenciado no país nos anos que antecederam o golpe, com radicalismos partidários e os efeitos que levaram à deflagração do movimento, com especial destaque a áudios que rememoram as avaliações nos bastidores e as ambições das principais lideranças.

"O podcast traz fatos fundamentais para a compreensão da ditadura e reconta pontos cruciais daqueles anos sombrios – do golpe ao AI-5, da tortura e extermínio à abertura que trouxe o Brasil de volta à democracia", diz Thiago Barbosa, coordenador-geral da produção.   

 A obra também retrata as divisões entre os militares desde o início do golpe, a anarquia nos quartéis e nos porões, além das descobertas que levaram à ascensão e à queda da ditadura.

"O ouvinte vai ter acesso aos detalhes de histórias que, em alguma medida, já conhecemos, como o golpe em si, a morte de Vladimir Herzog, a Guerrilha do Araguaia e a reabertura. Contudo, vai conhecer novos fatos, que ajudam a explicar como foi a época, e principalmente, vão entrar na intimidade dos militares e na verdadeira dimensão do que aconteceu e de suas responsabilidades", detalha a apresentadora Nadedja Calado. 

"Uma das preciosidades da série em áudio é uma conversa de Ernesto Geisel com seu futuro ministro do Exército, Dale Coutinho, de 50 anos atrás, em que eles falam abertamente sobre tudo: da execução de guerrilheiros e opositores da ditadura já capturados e rendidos, e como achavam que era isso mesmo que tinha de ser feito, à importância do AI-5 para não perder o controle do regime", destaca Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN.   

“A Ditadura Recontada” está disponível de forma gratuita no Globoplay e nas plataformas de áudio. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.