Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pombos zumbis

Entenda melhor a doença que transforma pombos em 'zumbis'

Segundo especialistas, o surto já ocorreu em São Paulo

Redação Publicado em 29/10/2022, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pombo. - Imagem de Jay Patel por Pixabay
Imagem ilustrativa de pombo. - Imagem de Jay Patel por Pixabay

Após o vídeo mostrando uma doença viral que está transformando pombos no Reino Unido em "zumbis" viralizar na internet, os especialistas informaram que esse curioso caso está ligado com o vírus paramixovírus (PPMV) de pombos.

Segundo as autoridades em saúde pública, a doença que deixa os pombos com o pescoço torcido e cabeça trêmula, é uma infecção endêmica. Algumas aves identificadas com o paramixovírus foram sacrificadas, em virtude da doença estar se espalhando gradualmente entre a população de pombos.

Doença no Brasil

Aves com paramixovírus já foram descobertas no Brasil, sendo que, em 2019, pombos foram localizados mortos próximos ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) acionou uma equipe multidisciplinar para analisar o caso e, após alguns estudos, os pesquisadores descobriram que as aves estavam infectadas pelo paramixovírus aviário do tipo 1, conhecido como vírus da doença de Newcastle.

Ainda segundo a análise, entretanto, o caso estava ligado ao genótipo apelidado de VI.2.1.2, que costuma ser letal para os pombos. De acordo com a fonte citada anteriormente, a publicação feita pela FAPESP informou que o vírus rondava no Brasil desde 2014.

Cuidados

A doença é transmitida ao ter contato direto entre pombos através de: contato com pombos selvagens, caixas de transportes e água potável de pombos, caixas de transportes pombais que não foram devidamente higienizadas e Columbófilos, criadores de pombos-correios.

As aves estão com a doença quando apresentam: lesões nas pernas e asas, diarreia e os sinais nervosos mencionados anteriormente, como torção do pescoço, cabeça e asas trêmulas.

Como a doença é fatal e aos poucos está se espalhando entre as aves, a vacinação em pombos contra a doença já começou.