Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família real britânica

Esposa do príncipe Edward é a 1ª integrante da realeza britânica a ir na Ucrânia desde a guerra

Em sua passagem pelo país, Sophie, duquesa de Edimburgo se encontrou com vítimas de violência sexual no conflito, que já se estende por mais de dois anos

O príncipe Edward e sua esposa, Sophie - Getty Images
O príncipe Edward e sua esposa, Sophie - Getty Images

Nesta segunda-feira, 29, Sophie, duquesa de Edimburgo do Reino Unido, esteve na Ucrânia, onde se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky. A esposa do príncipe Edward foi a primeira integrante da família real britânica a visitar o país desde o início do conflito com a Rússia, segundo o Palácio de Buckingham. 

Sophie realizou a visita surpresa em nome do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, em uma demonstração de solidariedade com os afetados pela guerra e como parte de seu compromisso em apoiar os sobreviventes de violência sexual associada a conflitos, conforme declarado pelo palácio em um comunicado.

É verdade que as mulheres e meninas pagam o preço mais alto em termos de custo humano quando se trata da maneira como são afetadas, a maneira como podem ser usadas como armas de guerra”, disse a duquesa em seu discurso durante a visita.

“O estupro é usado para humilhar, degradar e destruir, e temos que melhorar na tentativa de evitar que isso aconteça”, acrescentou Sophie, conforme repercutido pela CNN Brasil.

Outros detalhes

O Ministério das Relações Exteriores também relatou que Sophie prestou homenagem àqueles que perderam suas vidas em Bucha, uma cidade próxima a Kiev, onde as forças russas são acusadas de cometer crimes de guerra, incluindo execuções e estupros.

Durante sua visita, ela se encontrou com sobreviventes de violência sexual ligada a conflitos e de tortura, além de crianças que foram devolvidas à Ucrânia após serem separadas de suas famílias e levadas para a Rússia.

Sophie também teve a oportunidade de conhecer mulheres voluntárias que estão ajudando suas comunidades a lidar com as consequências dos ataques, oferecendo suporte por meio de atividades de saúde mental para crianças.

Desde o início da guerra, o Reino Unido se destacou como um dos apoiadores mais ativos da Ucrânia, comprometendo-se a doar mais de 4,7 bilhões de libras (equivalente a 5,91 bilhões de dólares) em assistência não militar.

A recente visita de Sophie à Ucrânia segue uma série de passagens em países como Kosovo, Serra Leoa, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Colômbia, onde ela teve a oportunidade de ouvir relatos em primeira mão de vítimas de violência sexual relacionada a conflitos.

“Eu conheci tantos ucranianos maravilhosos no Reino Unido, que encontraram um lar lá”, disse Sophie, antes de acrescentar que, “seus corações permanecem aqui”. “Eles gostariam de voltar para casa um dia, e espero que isso aconteça”, concluiu a duquesa.