Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Príncipe Edward

Príncipe Edward: Quem é o filho 'discreto' da rainha Elizabeth II?

Comparado aos irmãos, Charles e Andrew, o príncipe Edward tem uma trajetória que passa quase que desperecebida na imprensa

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 12/04/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O príncipe Edward - Getty Images
O príncipe Edward - Getty Images

Enquanto o rei Charles III já estampou as manchetes por seu polêmico caso com Camilla Parker, o príncipe Andrew foi envolvido no polêmico escândalo de tráfico sexual do milionário Jeffrey Epstein. Entretanto, o terceiro filho da rainha Elizabeth II, o príncipe Edward, não tem o nome envolvido em confusões.

"Edward se transformou em uma figura quieta e eficiente que não busca atenção nem ganha manchetes. Ele e Sophie [sua esposa] são apreciados por serem obedientes e não reclamarem", disse uma fonte ao Express.

O nobre nasceu em 10 de março de 1964. Na época, era o terceiro na linha de sucessão do trono. Ficava apenas atrás dos irmãos. Após seu irmão mais velho assumir o posto máximo, ele passou para o 14º.

O príncipe Edward - Getty Images

O caçula da rainha atuou ao lado dos fuzileiros navais e até mesmo criou a própria produtora de televisão. Com a aposentadoria de seu pai, Philip, ele assumiu alguns dos compromissos oficiais, como o Prêmio Duque de Edimburgo e o The Earl and Countess of Wessex Trust, voltado para jovens, explica o Town and Country. 

Casamento

Outra curiosidade é que ele é o único filho de Elizabeth II que não se divorciou. Edward se casou com Shophie Rhys-Jones em 1999 na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. A união rendeu frutos. Eles são os pais de Lady Louise Windsor e James.

O príncipe ao lado da esposa - Getty Images

Com a morte da rainha, Charles conferiu ao irmão o título de duque de Edimburgo em março do ano passado. Anteriormente, o título pertencia ao seu pai, o príncipe Philip.

Título

"Sua Majestade, o Rei, teve o prazer de conferir o Ducado de Edimburgo ao Príncipe Edward, Conde de Wessex e Forfar, por ocasião do 59º aniversário de Sua Alteza Real. O título será mantido pelo Príncipe Edward durante a vida de Sua Alteza Real", explicava o comunicado divulgado na época.