Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Linha Direta

Linha Direta: em nova temporada, programa foca em casos de impacto social

Liderado por Pedro Bial, a segunda temporada do programa pioneiro do gênero true crime, ‘Linha Direta’, estreia nesta quinta-feira, 18

Redação Publicado em 17/04/2024, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedro Bial no programa 'Linha Direta' - Reprodução/Instagram/pedrobial
Pedro Bial no programa 'Linha Direta' - Reprodução/Instagram/pedrobial

O programa ‘Linha Direta’, um dos primeiros do gênero true crime no Brasil, estreia sua segunda temporada nesta quinta-feira, 18 de abril, na TV Globo. Comandado por Pedro Bial, o programa mergulha nas investigações de crimes marcantes da sociedade brasileira. Cada episódio mescla reportagens, entrevistas e dramatizações com atores, recriando os cenários dos casos para proporcionar uma narrativa envolvente e detalhada.

"Desde a temporada passada temos recebido muitas sugestões de casos, além dos que nós mesmos investigamos. Damos preferência a temas que tenham um impacto social porque nós não exploramos a violência por si só; é necessário que a história ajude a promover uma reflexão. Quando o caso principal não tem foragidos da polícia, incluímos um segundo caso com foragidos com um crime de mesma natureza”, explicou Gian Carlo Bellotti, diretor artístico do programa, ao GLOBO.

Cada episódio explora uma variedade de temas, como violência contra mulheres e crianças, abuso sexual, vingança, intolerância religiosa e racismo, entre outros.

Além de apresentar o programa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, Pedro Bial também lidera entrevistas com personagens e testemunhas ligadas às vítimas, aprofundando as histórias com seus depoimentos.

Existe o serviço público direto, que é prender pessoas foragidas, mas o maior serviço que prestamos é a moral clássica da literatura policial: com as histórias, aprendemos que não se vence a violência usando de ainda mais violência, mas sim com inteligência. Invariavelmente, todos os casos são resolvidos com investigação criteriosa, percebendo as motivações dos criminosos, e, uma vez que o crime foi cometido, é importante não cometer outro para desvendá-lo, mas sim utilizar a lei interpretada pela inteligência humana”, disse o apresentador, Pedro Bial.

Outros detalhes

Neste ano, o programa mantém seu compromisso com o formato multiplataforma, oferecendo conteúdos tanto para a TV quanto para o podcast.

Para sua segunda temporada, o 'Linha Direta–O Podcast' oferece conteúdos extras, incluindo reflexões de Pedro Bial e relatos de bastidores compartilhados por roteiristas, pesquisadores e a equipe de produção. 

Com uma abordagem mais detalhada dos casos e lançamentos semanais logo após a exibição televisiva, o 'Linha Direta–O Podcast' estará disponível no Globoplay e em outras plataformas de áudio a partir de 18 de abril, conforme repercutido pelo GLOBO.