Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Linha Direta

'Chat Line' em São Carlos: Relembre o caso que será exibido no Linha Direta

Episódio final desta temporada de 'Linha Direta' será exibido nesta quinta-feira, 6, e promete detalhar o violento ocorrido

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 05/07/2023, às 20h02 - Atualizado em 06/07/2023, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Pedro Bial ao lado de fotografia de vítima - Divulgação / TV Globo / Polícia Civil
Montagem com Pedro Bial ao lado de fotografia de vítima - Divulgação / TV Globo / Polícia Civil

O reboot do programa ‘Linha Direta’, apresentado por Pedro Bial na TV Globo, terá o último episódio da temporada transmitido nesta quinta-feira, 6, cobrindo um caso que chegou a ser investigado pela produção do programa original ainda no ano em que ocorreu, em 2006, mas ficou engavetado após o cancelamento e finalmente pôde ser finalizado para transmissão em 2025, como informou o portal Splash, do UOL.

Intitulado "Chat Line", os telespectadores serão levados de volta a uma época em que as salas de bate-papo online eram uma novidade, e é nesse contexto que a vítima, Ricardo Luís Antunes da Silva, 32 anos na época, conheceu Anelize Matteoci Loperlogo, que tinha 24 anos.

Anelize, por sua vez, era filha de um desembargador falecido, formada em Direito e estudante de Letras naquele momento. Ela morava em São Carlos, no interior de São Paulo, com sua mãe, Maria Elizabeth Matteoci, uma oficial de justiça aposentada.

No dia 4 de abril de 2006, Ricardo foi sequestrado na cidade e levado para um canavial na área rural de São Carlos. Três homens o agrediram fisicamente, queimaram e atropelaram antes de abandoná-lo gravemente ferido no local. Milagrosamente, ele conseguiu chegar até a casa de um fazendeiro chamado Dagoberto Rossito, que o acolheu e o levou à delegacia.

Ricardo Luís Antunes da Silva em fotografia de documento / Crédito: Divulgação / Polícia Civil

Ricardo foi então encaminhado às pressas para a Santa Casa da cidade, onde recebeu atendimento médico. Apesar de ter conseguido relatar o sequestro e as agressões antes de desmaiar devido à dor, Ricardo faleceu 42 dias após ter sido internado no hospital.

Decorrer da investigação

A polícia descobriu que ele havia ido a São Carlos para se encontrar com Anelize, uma pessoa que ele havia conhecido meses antes pela internet. No decorrer das investigações, a moça deu diferentes versões dos fatos, fazendo graves acusações contra Ricardo, como mantê-la em cárcere privado e cometer violência sexual.

Contudo, as informações fornecidas por ela eram inconsistentes. Uma nova versão dos eventos surgiu, segundo a qual Anelize teria contratado Daniel, um amigo de sua mãe, para assustar Ricardo e recuperar joias que supostamente estariam com ele.

Tanto Anelize quanto sua mãe, Elizabeth, compartilharam essa história com os executores do crime: Daniel, Leandro e André, que foram contratados pelas duas mulheres para assassinar Ricardo. Os três assassinos foram levados a julgamento e condenados pelo júri popular, cumprindo suas penas, como revelou o portal São Carlos Agora.

Elizabeth e Anelize Matteoci foram denunciadas pelo Ministério Público de São Paulo, mas permanecem foragidas até os dias atuais. O episódio "Chat Line" do programa "Linha Direta" promete trazer à tona os detalhes chocantes desse caso intrigante e mostrar as consequências devastadoras desse crime, que continua sem resolução completa até os dias de hoje.