Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Richard Serra

Morre Richard Serra, um dos mais importantes artistas do século 21

Richard Serra, um dos mais relevantes artistas do século 21, morreu aos 85 anos em Nova York, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 27/03/2024, às 21h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Richard Serra - Getty Images
Richard Serra - Getty Images

Um dos mais importantes artistas do século 20, Richard Serra faleceu aos 85 anos na última terça-feira, 26. Vítima de pneumonia, conforme anunciado pelo New York Times, Serra morreu em sua residência, localizada em Nova York, nos Estados Unidos. 

Talentoso, Richard foi responsável pelas esculturas em grande escala que intrigam diferentes idades. O trabalho era feito em placas de aço e disponível ao redor do mundo.

Uma obra marcante de Serra é a escultura Tilted Arc. Muro circular, apresenta mais de três metros de altura. Foi instalada no Federal Plaza, em Nova York, entretanto, causaria polêmica oito anos depois.

Na época, um abaixo-assinado, com 1.300 assinaturas, solicitava a remoção da arte de Richard. Assim, surgiu uma ordem judicial para a retirada.

Sem manuais

Com talento único, o artista originava, através do ambiente, paredes inclinadas e grandes blocos. Também não ficavam de fora os arcos e espirais. 

“Construo peças com a orientação de muitos engenheiros. Não sigo manuais. Aliás, em alguns casos, nós reescrevemos o código, porque há coisas possíveis na escultura que jamais seriam possíveis na construção de um prédio, uma ponte ou algo para ser usado. Como eu estou numa categoria que não é regulamentada, posso inventar formas usando a gravidade e forças, pesos, contrapesos, estabilidade e carga que jamais poderiam ser usadas em construções funcionais”, explicou o artista ao GloboNews, em 2014.