Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Poço de madeira bem preservado da Idade do Bronze é encontrado na Inglaterra

Arqueólogos encontraram o poço em ótimo estado de conservação durante obras de construção de uma rodovia, em Oxfordshire

Poço de madeira encontrado na Inglaterra - Reprodução / Arqueologia de Oxford
Poço de madeira encontrado na Inglaterra - Reprodução / Arqueologia de Oxford

Durante as obras de construção da Benson Relief Road, arqueólogos da Oxford Archaeology encontraram um poço de madeira da Idade do Bronze, em Oxfordshire, Inglaterra. A descoberta foi feita em conformidade com as condições de planejamento, que exigiam o registro de achados arqueológicos.

John Boothroyd, gerente sênior de projetos da Oxford Archaeology, relatou, em um comunicado de imprensa, que a equipe arqueológica, ao investigar o que parecia ser um poço comum para o local, descobriu os restos de um poste de madeira preservado, cravado verticalmente no solo.

As escavações revelaram que esses postes eram parte de uma estrutura de pau-a-pique que revestia a borda da cava. A preservação foi possível devido às condições encharcadas do solo. Antes de ser removida para o Serviço do Museu de Oxfordshire, a estrutura de madeira foi digitalmente registrada e cuidadosamente desmontada à mão.

Amostras da madeira foram enviadas para análise posterior, a fim de identificar o tipo utilizado na construção. Durante as escavações, também foram encontrados pedaços de pederneira, ossos de animais e cerâmica, provavelmente utilizados para armazenamento e descarte de resíduos.

Poço de madeira sendo descoberto - Reprodução / Arqueologia de Oxford

Antigos vestígios

Segundo o Heritage Daily, pesquisas anteriores na região ao redor de Benson e até Wallingford já revelaram vestígios de atividade e assentamentos da Idade do Bronze.

Apesar das condições desafiadoras, a equipe conseguiu expor e registrar completamente o poço. Amostras de solo específicas coletadas também auxiliarão na compreensão da paisagem do local e na intensidade do uso da área quando o poço estava ativo.

A conselheira Judy Roberts, membro do Gabinete de Infraestrutura e Estratégia de Desenvolvimento do Conselho do Condado de Oxfordshire, disse no comunicado:

Esta descoberta oferece uma visão fantástica sobre o uso passado da terra na área. Pensa-se que o poço pode ter sido utilizado para fins de irrigação agrícola em povoações próximas. Levantamentos arqueológicos como este são uma parte importante do processo de entrega de projetos de construção. Eles nos ajudam a identificar e compreender os moradores anteriores da área e registrá-los para as gerações futuras”.