Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Na China, cidade repleta de itens da Idade do Bronze é descoberta

No local, arqueólogos descobriram diversos objetos datados da Dinastia Shang

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 01/07/2023, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Item de bronze, que pertencia a uma carruagem, encontrado na cidade - Reprodução / Shaanxi Academy of Archaeology
Item de bronze, que pertencia a uma carruagem, encontrado na cidade - Reprodução / Shaanxi Academy of Archaeology

Arqueólogos revelaram uma importante descoberta que pode fornecer pistas sobre as origens enigmáticas de objetos antigos de bronze encontrados em uma região do norte da China. As ruínas de uma cidade completa da Idade do Bronze foram encontradas na área, trazendo detalhes sobre a história desses artefatos.

No vasto sítio arqueológico de Zhaigou, localizado cerca de 110 quilômetros ao sul da moderna cidade de Yulin, em Shaanxi, os especialistas recuperaram centenas de artefatos impressionantes. Entre eles estão vasos de bronze para beber, cerâmicas pintadas, ornamentos incrustados com turquesa e peças esculpidas em jade.

Ornamento feito com pedras de jade - Crédito: Reprodução / Shaanxi Academy of Archaeology

Essas relíquias, datadas de mais de 3.000 anos atrás, pertencem à dinastia Shang, que governou o norte da China entre 1600 a.C. e 1046 a.C. A descoberta foi anunciada durante uma coletiva de imprensa em Pequim pela Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China.

Segundo os arqueólogos, os habitantes locais já haviam desenterrado artefatos antigos em suas terras agrícolas desde a década de 1940, mas suas origens eram desconhecidas. Agora, a descoberta da cidade completa da Idade do Bronze em Zhaigou, que se estende por 11 colinas e abrange mais de 3 quilômetros quadrados, finalmente esclarece sua história.

Descobertas reveladoras

Xu Lianggao, pesquisador do Instituto de Arqueologia da China, afirmou ao jornal estatal China Daily: "Todos os elementos essenciais de um assentamento central foram encontrados no local. Descobrimos alguns túmulos e estruturas de grande escala nessa área no passado, mas desta vez conseguimos revelar a face completa de um assentamento".

As escavações no sítio arqueológico de Zhaigou começaram em junho de 2022 e a cidade antiga agora é reconhecida como a maior da região. De acordo com relatos da coletiva de imprensa, algumas das tumbas mais ricas já encontradas foram descobertas no local, segundo a LiveScience.

Além disso, os arqueólogos em Zhaigou desenterraram várias peças de bronze de carruagens e restos de cavalos, que serão "evidências cruciais para explorar o surgimento de carruagens na China e o desenvolvimento de costumes funerários de carruagens", conforme relatado pelo canal de televisão estatal chinês CGTN.