Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holocausto

Sobrevivente do Holocausto recorda romance com filha de comandante de Treblinka

Em 'Ingrid, a filha do comandante', Gabriel Waldman revela detalhes do romance com filha do comandante de Treblinka e possivelmente o executor de sua família

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 25/04/2024, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro 'Ingrid, a filha do comandante' - Buzz Editora
Capa do livro 'Ingrid, a filha do comandante' - Buzz Editora

Nascido na Hungria, em 1938, Gabriel Waldmanenfrentou a ascensão do nazismo na Segunda Guerra Mundial e teve que lidar com a perda de quase toda sua família, de origem judaica, nos campos de concentração da Polônia. 

+ A saga de Gabriel Waldman: o homem que viveu os horrores do nazismo e a opressão do comunismo na Hungria

Com o fim do conflito e o domínio de seu país pelos comunistas, Waldman e sua mãe se refugiaram na Áustria, em 1949, antes de se instalarem no Brasil, em 1952. Por aqui, Gabriel viveu um dos episódios mais nebulosos e intrigantes de sua vida. 

Um romance proibido

Lançado pela Buzz Editora e com crítica de Celso Lafer e Marcio Pitliuk, 'Ingrid, a filha do comandante', narra o romance vivido por Gabriel Waldman enquanto ele estava na escola, em São Paulo, e durou quase um ano. 

Capa do livro 'Ingrid, a filha do comandante' - Buzz Editora

Entretanto, Waldman não sabia que o pai de sua amada, Ingrid, era Franz Stanglcomandante nazista do campo de extermínio de Treblinka durante a Segunda Guerra Mundial e, possivelmente, o executor de sua família, pai, tios e primos, e de outros 900 mil judeus. 

Ingrid é filha de Franz Stangl, comandante nazista do campo de extermínio de Treblinka durante a Segunda Guerra Mundial. Gabriel Waldman é um judeu sobrevivente do Holocausto. Suas vidas são atravessadas por esse que foi um dos episódios mais tenebrosos da história recente", diz a sinopse do livro.

Passado cinco décadas desde a relação, a autoficção acompanha Gabriel em busca de entender tudo o que aconteceu no relacionamento amoroso que o abalará profundamente, para sempre.