Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Jesus Cristo

Túmulo de Jesus no Japão? O que se sabe acerca da lenda sobre passagem de Cristo pelo país

Lenda japonesa conta que Jesus viveu no Japão até sua velhice

Redação Publicado em 01/12/2022, às 09h17 - Atualizado às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suposto túmulo de Jesus no Japão - Divulgação / vídeo / Youtube
Suposto túmulo de Jesus no Japão - Divulgação / vídeo / Youtube

Uma antiga lenda japonesa afirma que a figura central do Cristianismo, Jesus Cristo, teria morado e sido enterrado no Japão, em um povoado chamado Shingo. Localizado a 650 km de Tóquio, o vilarejo era antes conhecido como Herai, palavra mais próxima do hebraico do que do japonês, que significaria 'montanha'

De acordo com moradores locais, o Messias teria vivido no país asiático dos 21 aos 30 anos, a fim de adquirir conhecimentos divinos antes de dar início às suas pregações. Após esse período, Jesus teria voltado a Jerusalém acompanhado de seu irmão mais novo, Isukiri. Conforme a narrativa, Cristo teria morrido em idade avançada, tendo sido enterrado em Shingo.

Prova do túmulo

Segundo o portal de notícias UOL, o principal indício do túmulo seria um documento encontrado no início do século 20, o qual descreve alguém que pregou em Jerusalém e que se exilou em um povoado no Japão. Entretanto, há diversas evidências que apontam que a história do Jesus 'japonês' não passa de uma lenda que, hoje, seria usada para atrair turistas.

Local onde fica o suposto túmulo de Jesus, no Japão - Crédito: Wikimedia Commons / Wiki Taro

De acordo com a fonte, a história em questão tem origem nos 'documentos Takenouchi', manuscritos datados de mais de mil anos atrás que contam sobre a suposta passagem de Jesus pelo Japão, bem como ancestrais humanos que "chegaram do espaço sideral".

Após serem descobertos, os papéis foram guardados em um museu de Tóquio, mas acabaram sendo perdidos em razão de bombardeios que atingiram a cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, os moradores locais dizem que a família Takenouchi fez cópias desses documentos.

Cristo enterrado no Japão

Por volta de 1935, chegou à região Kiyomaro Takenouchi, um religioso que leu documentos mais tarde conhecidos como Os Livros Takenouchi, que indicavam que Cristo foi enterrado no Japão", escreveu, no ano de 2019, o jornalista Winifred Bird, da BBC.

Os manuscritos afirmam que o messias, aos 33 anos, teria sido perseguido em razão de sua fé e condenado à crucificação. No entanto, não chegou a ser crucificado, uma vez que seu irmão Isukiri se ofereceu para morrer em seu lugar.

Na imagem, mulheres celebram o festival de Cristo em Shingo - Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

Assim, após a morte do caçula, Jesus teria voltado ao Japão a pé, tendo passado pela Sibéria. Durante a jornada, carregou consigo uma orelha decepada de seu irmão e ainda um cacho dos cabelos de sua mãe, Maria.

Descendentes

Em Shingo, Cristo ficou conhecido como Daitenku Taro Jurai. Lá, ele teria se tornado agricultor e casado com a filha de um fazendeiro, tendo três filhas com ela. Ele teria morrido aos 106 anos de causas naturais. Ao lado de seu túmulo foram depositadas a orelha do irmão Isukiri e o cabelo de Maria.

A fonte informa no entanto que, o mais provável é que os túmulos pertençam a antigos missionários cristãos que passaram pelo país durante o século 16. Também é possível que os contos mencionados tenham sido criados por esses mesmos missionários, como forma de pregação à população ou ainda que o relato bíblico tenha se misturado com o folclore local.

Também é importante destacar que mesmo entre os moradores há muitas pessoas que não acreditam na história do 'túmulo de Jesus' e em sua passagem pelo território japonês. Até mesmo entre a família dos Sawaguchis, apontados como descendentes de Jesus, não há um membro sequer que seja cristão.