Mata Hari em uma foto colorizada artificialmente - Divulgação/ Klimbim
Personagem

A espiã improvável: 8 fatos sobre Mata Hari

A mais famosa dançarina exótica da História foi morta por fuzilamento, acusada de traição e espionagem

André Nogueira Publicado em 15/12/2019, às 10h00

Mata Hari foi uma famosa performista e dançarina exótica neerlandesa nascida como  Margaretha Gertruida Zelle, que dominava os cabarés e casas de dança em Paris. Com o tempo, virou cortesã. E foi assim que conheceu Georges Ladoux, um capitão da contraespionagem francesa.

Ele a convenceu de entrar para o ramo da espionagem, seduzindo militares inimigos.  Entretanto, encontrou o fim cedo demais. Em 1917, foi condenada ao fuzilamento na França por espionagem em favor da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Mata Hari durante auge da carreira / Crédito: Getty Images

 

Conheça 10 fatos sobre a icônica figura da Belle Époque europeia.

1. Carreira interrompida

Antes de torna-se cortesã de luxo, Mata Hari estudou para atuar como professora de jardim de infância. Aparentemente, acabou não seguindo a carreira. 

2. Casamento conturbado

Ela se casou aos 19 anos de idade, com o capitão do exército dos Países Baixos Rudolf MacLeod, em 1895. O casamento entre Mata Hari e MacLeod era conturbado. Isso porque o marido era extremamente abusivo e não aprovava o estilo de vida cultural e sexual.

3. Identidade dupla

A partir de 1905, ela passou a ganhar um bom dinheiro como dançarina exótica nas noites parisienses. Para tanto, ela se passava por uma princesa javanesa na Europa, cativando a audiência e seduzindo homens endinheirados.

Crédito: Getty Images

 

5. Última dança

Sua última dança exótica foi realizada em 1915. Depois disso, passou a ser famosa e ganhar dinheiro como cortesã. Devido suas viagens pelos países da Europa durante a guerra, surgiram suspeitas de que ela poderia ser uma espiã francesa.

6. Codinome H-21

Em 1917, os militares franceses interceptaram uma mensagem de espiões alemães sobre um codinome H-21. Depois de um tempo, e diante de inúmeras suspeitas, as autoridades passaram a acreditar que tratava-se de Mata Hari. Como consequência, ela foi aprisionada na cadeia de Saint-Lazare.

Execução de Mata Hari / Crédito: Wikimedia Commons

 

7. A lenda

Durante seu julgamento, o procurador Henri Mornet declarou para um júri já adepto de sua causa: “Vocês têm diante de si talvez a maior espiã do século”. Margaretha já havia se defendido: “Uma cortesã, eu admito. Uma espiã, jamais!”. Mas era tarde: a lenda de Mata Hari já estava há muito criada.

8. Fuzilamento 

Aos 41 anos de idade, ela foi condenada por espionagem contra a França e sentenciada ao paredão de fuzilamento. Sua execução ocorreu em 15 de outubro de 1917. Depois de sua morte, o corpo foi usado por cientistas para pesquisas médicas.


+ Saiba mais sobre a controversa trajetória da espiã através de grandes obras
 
Mata Hari (Inglês), Emma Beeby, 2019 - https://amzn.to/32DvYGI
 
Assinado, Mata Hari, Yannick Murphy, 2011 - https://amzn.to/2QhmMW2
 
Mata Hari: A Life From Beginning to End, Hourly History - https://amzn.to/33Mg9yC
 
A Espiã, Paulo Coelho, 2016 (Ebook) - https://amzn.to/2NMklcq
 
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Primeira Guerra Mundial Espionagem militares Mata Hari Belle Époque Dança Exótica

Leia também

De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?