Representação de um hipopótamo - C. M. Kosemen
Arqueologia

Seguindo a representação dos dinossauros, paleontólogo esboça como seriam os seres modernos

Kosemen desenhou alguns animais da mesma forma que os gigantes extintos; ele acredita que Hollywood e ilustradores científicos falharam

Pamela Malva Publicado em 04/12/2019, às 17h05

Muito do que conhecemos hoje sobre dinossauros vêm de estudos sobre sua anatomia. Paleontólogos, por exemplo, descobrem seus tamanhos e até estilos de vida através dos ossos de cada um dos animais.

Entretanto, para alguns cientistas, a forma como os dinossauros são representados hoje em dia não é tão fiel assim. Esse é o caso do paleontólogo C. M. Kosemen. Segundo seus estudos, os gigantes animais, na verdade, são muito maiores, com mais gordura e mais carne do que se imagina hoje.

Para Kosemen, tais representações esqueléticas dos dinossauros são invenção da indústria cinematográfica — que sentiu necessidade de assustar as pessoas com as imagens. Para provar seu ponto, o cientista produziu, uma série de esboços representando animais modernos com uma anatomia baseada apenas em suas ossadas.

Cisnes modernos, com um longo pescoço e asas sem penas / Crérido: C. M. Kosemen

 

Um babuíno, com longos dedos e dentes afiados / Crédito: C. M. Kosemen

 

Representação de um elefante (esquerda), uma zebra (acima) e um rinoceonte / Crédito: C. M. Kosemen

 

Em entrevista ao Mail Online, Kosemen disse que a culpa disso tudo, na verdade, não é dos cientistas, mas dos ilustradores científicos. “Eles representam dinossauros sem compará-los com animais existentes na época; e, sem querer, copiam erros de ilustradores com menos conhecimento em telefone sem fio pictórico que dura mais de 40 anos”.

Artista, designer profissional e com formação autodidata em evolução, zoologia e paleontologia, Kosemen disse que sua inspiração partiu do raio-x de um crocodilo. De acordo com o ilustrador, o animal “tinha muito mais gordura, músculos e tecidos moles do que a maioria das representações de nossos dinossauros”.

Para o cientista, ilustradores modernos também se equivocam na hora de representar os pêlos e os dentes dos gigantes animais. Nesse sentido, ele acredita que a pelagem dos dinossauros era muito mais variada e única do que as representações de hoje, e seus dentes não necessariamente eram tão visíveis — e tão assustadores — como nos filmes.

Todas as ilustrações, feitas depois de muito estudo sobre a anatomia dos animais e suas comparações com dinossauros, foram publicadas no livro All Yesterdays, de 2012. Os esboços foram um trabalho conjunto entre Kosemen, o artista John Conway e o zoólogo Darren Naish.


+Saiba mais sobre paleontologia através dos livros abaixo

All Yesterdays, John Conway, C.M. Kosemen, Darren Naish (2012)

Link - https://amzn.to/2Lp59Ab

Paleontologia, Ismar de Souza Carvalho (2010)

Link - https://amzn.to/3642oMK

Ascensão e queda dos dinossauros, Steve Brusatte (2019)

Link - https://amzn.to/34PBvMf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História arqueologia dinossauros Paleontologia

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?