Os preparativos da noiva indiana antes da cerimônia - Wikimedia Commons
Curiosidade

Casamento às cegas pelo mundo

Conheça as religiões que usam desse método na hora de dizer o sim

Paola Churchill Publicado em 09/03/2020, às 17h00

Desde os tempos antigos, muitas  religiões adotam o casamento às cegas. Nesse tipo de casório, são os líderes da comunidade, casamenteiros profissionais ou os próprios pais que realizam as escolhas de parceiro para o jovem, sempre levando em conta as tradições que as famílias seguem. 

Conheça quais culturas ainda usam dessa tradição:

Casal que se conhecem momentos antes da união, é algo comum na Índia/ Wikimedia Commons 

 

1. Cultura Indiana

A cultura Hindu, não pensa apenas na união do casal, mas na junção de ambas as famílias. Porém, a vontade dos jovens é ouvida e levada em conta. Na índia, a cerimônia tem como objetivo unir pessoas das mesmas classes sociais, as famosas Castas. Os pais checam detalhadamente as finanças e a educação dos jovens. Atualmente, 95% dos casamentos indianos são arranjados.

Esse tipo de tradição também acontece no Pasquistão, geralmente coordenado pelo pai da noiva, porém, de acordo com a lei islâmica, todos os casamentos devem ser consensuais.

No Islã, as decisões dos jovens são levadas em conta na hora de dizer "sim"/ Wikimedia Commons 

 

2. Cultura Islâmica

Neste caso, o casamento é formado por uma união voluntária, portanto, necessita do consentimento do casal. Os parantes procuram potenciais candidatos, levando em conta a personalidade, questão financeira, educação e beleza. Tudo isso para que a compatilidade de ambos seja grande. Seguindo os conceitos do Islã, mulheres e homens  não podem ficar no mesmo ambiente sozinhos, todos os encontros acontecem dentro do ambiente familiar e é proibido contato fisíco. Após se verem várias vezes, os dois decidem se querem selar a relação ou não, e as famílias começam os preparativos.

Os preparativos para um casamento no Japão/ Wikimedia Commons 

 

3. Leste Asiático

Na China, Taiwan, Japão e Coreia, a prática vem sendo usada com menos frequência desde o século 20. Nos dias atuais, o método é usado nas áreas mais afastadas rurais e de renda mais baixa. Esses países levam em conta continuar com a linhagem e não os desejos pessoais dos envolvidos. O casamento só ocorre após a aprovação de ambos os pais, e os arranjos são feitos pelas famílias, não pelos noivos.

Noiva sendo levada pelos pais no casamento judaíco/ Wikimedia Commons

 

4. Cultura Judaíca 

No judaísmo o casamento é baseado no amor, portanto, os futuros casais têm que pelo menos conhecerem-se antes do casório. Nas comunidades, existe um sistema para unir os solteiros. O namoro começa após a família e os amigos conhecerem o possível eleito e ver se ele é digno para a união. Alguns membros também tem a opção de contratar casamenteiros para ajudar no processo.


+Saiba mais sobre o tema com as obras abaixo:

Convidados ao banquete nupcial: Uma leitura de parábolas nos evangelhos e na tradição judaica (2014) - https://amzn.to/2Q0MfSJ

História da Índia eBook Kindle - https://amzn.to/2TRz4o3

Uma breve história da Ásia eBook Kindle - https://amzn.to/3cDPIQN

Entenda o Islã (Português) (2017) - https://amzn.to/334mqGm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

Índia cultura judaísmo curiosidade Islã casamento às cegas Leste Asiático Casamento arranjado

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série