Napoleão em pintura oficial - Wikimedia Commons
Personagem

Os filhos esquecidos de Napoleão Bonaparte

O imperador teve um bocado de filhos - nem todos assumidos

Lira Neto Publicado em 26/09/2020, às 07h00

Alquebrado, Napoleão foi obrigado a partir para o exílio na ilha de Elba, próxima a sua terra natal, a Córsega. Um ano depois, ele tentou retomar o trono e seus antigos domínios. Durante cerca de 100 dias, ainda conseguiu manter seu objetivo.

Chegou a invadir a Bélgica, mas foi derrotado por uma aliança anglo-prussiana na célebre batalha de Waterloo, em 1815. Forçado a abdicar pela segunda vez, amargou novo e definitivo exílio em Santa Helena, uma ilhota inóspita, quase perdida no meio do Atlântico.

Napoleão, que nascera em uma ilha, morreria naquela outra, em 5 de maio de 1821. Aos 52 anos, o velho general estava doente, obeso e deprimido. Como um de seus últimos pedidos, solicitou que, antes de lhe descerem à sepultura, durante a autópsia, arrancassem-lhe o coração e o enviassem a Maria Luísa.

Napoleão e as tropas /Crédito: Getty Images

 

No entanto, o administrador de Santa Helena, sir Hudson Lowe, não permitiu que o desejo do moribundo fosse cumprido. As ordens eram as de que Napoleão Bonaparte – vivo ou morto, o corpo inteiro ou qualquer parte dele – jamais deixasse a ilha.

Após o óbito melancólico, o general deixou filhos no mundo. Alguns deles, inclusive, tem histórias pouco conhecidas. 

Os filhos de Napoleão

Oficialmente, o pequeno François Charles Joseph Bonaparte foi o único filho de Napoleão. Herdeiro do trono francês, ele tinha apenas 4 anos quando, em 1815, o pai foi forçado a abdicar definitivamente.

O garoto foi criado na corte de Viena, onde receberia o título de duque de Reichstad. Morreu de tuberculose, aos 21 anos. Mas a descendência do imperador não extinguiria com ele.

Napoleão reconheceu a paternidade de três filhos bastardos. O mais famoso, Alexander Walewski, filho da polonesa Maria Waleska, nasceu em 1810 – na França, atuaria como diplomata, ministro e senador.

Quatro anos antes, Eléonore Denuelle, dama de companhia de uma das irmãs de Napoleão, dera à luz a um menino que era a cara do general. Eléonore chegou a pedir permissão para dar à criança o nome do pai ('Napoleón', na versão francesa).

Para disfarçar, a criança foi batizada apenas de León. Já no exílio em Santa Helena, Napoleão se envolveu com Albine Hélêne, esposa de um dos poucos serviçais que teve direito a levar para a ilha. Em 1819, em meio a uma crise de depressão, Albine deixou Santa Helena levando uma menina de 1 ano chamada Josephine, que Napoleão admitiria como sua filha.

Além dos três bastardos assumidos, haveria pelo menos mais meia dúzia de filhos não reconhecidos pelo general.

Em 1922, foram publicadas as memórias de Emilie de Pellapra, que se dizia filha do lendário general. Não é algo assim tão improvável: a mãe de Emilie entrou na lista de amantes pelo próprio Napoleão.


++Saiba mais sobre a trajetória do imperador e general francês Napoleão Bonaparte através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Napoleão: uma Vida, de Vincent Cronin (2014) - https://amzn.to/33GYNT9

Napoleão Bonaparte (Biografias), de Pascale Fautrier (2016) - https://amzn.to/2Y7LBpa

Sobre a guerra: A arte da batalha e da estratégia, de Napoleão Bonaparte (2015) - https://amzn.to/33FleIj

Napoleão: a fuga de Elba – A queda, o primeiro exílio e a fuga (1814-1815), de Norman Mackenzie (2018) - https://amzn.to/2DEh2xY

1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes (2014) - https://amzn.to/2qXduUX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

França Napoleão Bonaparte História general

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: O que aconteceu com a stalker da série na vida real?


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série