A primeira selfie tirada pelo norte-americano Robert Cornelius - Domínio Público
Estados Unidos

Muito antes de Paris Hilton: a primeira selfie da História foi tirada em 1839

Para tirar a arcaica fotografia, o estadunidense Robert Cornelius teve que ficar imóvel por 15 minutos

Isabela Barreiros Publicado em 10/12/2019, às 06h00

Um homem de cabelos bagunçados, braços cruzados e com um olhar de incerteza. Isso é o que registra a primeira selfie da História, tirada por Robert Cornelius, nos Estados Unidos em 1839. Ainda que a socialite Paris Hilton tenha afirmado em 2017 que ela e Britney Spears inventaram a selfie, o atraso é de pelo menos 160 anos.

Crédito: Divulgação/Twitter

 

O responsável pelo auto-retrato foi Robert Cornelius, pioneiro de fotografia e fabricante de lâmpadas na Filadélfia, nos Estados Unidos. Por possuir muito conhecimento em química, ele passou a desenvolver um interesse por fotografia e a tentar aperfeiçoar o daguerreotipo com a ajuda de Paul Beck Goddard, químico. Naquela época, os equipamentos ainda tinham um uso restrito e eram muito complicados de serem usados, fato que mudou ao longo do desenvolvimento da tecnologia.

Mesmo que tenha um nome, no mínimo, estranho, o daguerreotipo foi nomeado em homenagem ao seu criador, o francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre, que patenteou o primeiro processo fotográfico em 1835. No entanto, ele começou a ser usado de maneira um pouco mais frequente pelo público apenas 20 anos depois.

Crédito: Domínio Público

 

Como já mencionado, o procedimento para registrar uma imagem era muito complicado. Cornelius provavelmente permaneceu imóvel por 10 a 15 minutos, apenas com o intuito de fotografar-se. Ele tinha que polir uma folha de cobre banhado a prata até que ela parecesse um espelho, e, ainda depois disso, teria que ser tratada com vapores, no intuito de torná-la sensível à luz, assim poderia ser exposta na câmera e registrar a realidade.

Para tirar a primeira selfie da História, o estadunidense colocou sua câmera na parte de trás da loja de lâmpadas de sua família, e ficou por muito tempo parado até que ela o mostrasse. Ao verso da fotografia, escreveu "A primeira luz fotografada já tirada. 1839".

Em 1840, poucos meses depois, o inventor e fotógrafo Hippolyte Bayard tiraria o “Autorretrato afogado” na França, sendo também um dos pioneiros da fotografia mundial.

“Autorretrato afogado” de Hippolyte Bayard / Crédito: Domínio Público

 

Durante os anos de 1841 e 1843, Cornelius operou dois dos primeiros estúdios fotográficos dos Estados Unidos, provando-se muito importante para o desenvolvimento da técnica. No entanto, quando a prática passou a ficar muito popular, inúmeros fotógrafos começaram a abrir seus próprios estúdios.

Foi assim que o pioneiro perdeu o interesse na fotografia. Encerrando seu envolvimento com a atividade, percebeu que poderia lucrar mais se ele se dedicasse mais à empresa de sua família, que ganhava dinheiro trabalhando com gás e iluminação.


+ Saiba mais sobre a história da fotografia por meio dos livros a seguir:

História do Brasil em 100 fotografias, Milton Guran (2017) - https://amzn.to/2Ryje23

Tudo sobre fotografia, Juliet Hacking e David Campany (2019) - https://amzn.to/38ljTd7

Breve história da fotografia: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, Haydn Smith (2018) - https://amzn.to/36jWnM0

História da Fotografia, Pierre-Jean Amar (2007) - https://amzn.to/2YyOrUA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos História Robert Cornelius fotografia daguerreotipo

Leia também

Kurt Cobain viveu complicada relação com hit do Nirvana: 'Não consigo fingir'


Afinal, por que faltam 10 dias em outubro de 1582?


The Big Bang Theory: Jim Parsons já foi 'confundido' com Sheldon na vida real


The Big Bang Theory: Veja o outro ator que quase foi Howard no seriado


A música do Oasis que Liam Gallagher odeia: 'Vontade de vomitar'


Veja 5 cenas de filmes famosos que foram cortadas por razões controversas