Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nirvana

Kurt Cobain viveu complicada relação com hit do Nirvana: 'Não consigo fingir'

Canção mais popular da banda, que entrou para a história da música, não parecia agradar Kurt Cobain, vocalista do Nirvana

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 29/06/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain em evento - Getty Images
Kurt Cobain em evento - Getty Images

Formado em 1987, nos Estados Unidos, o grupo Nirvana se tornou um dos mais famosos da história da música ao apresentar os sucessos de Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl.

Com "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "The Man Who Sold The World" e "Lithium" o público conquistou uma série de fãs fieis, no entanto, também furou a bolha após o lançamento da primeira música aqui mencionada. 

Apenas no Brasil, informou o Ecad, "Smells Like Teen Spirit" é a música mais tocada e gravada do grupo. Mas, se engana quem imagina que Kurt Cobain gostava do sucesso da canção. 

Martelada no cérebro

Em 1994, durante entrevista à Rolling Stone EUA, Cobain desabafou sobre os 'novos fãs' do grupo, que focavam apenas na música em questão após o sucesso mundial. 

Todo mundo focou tanto nessa música. O motivo pelo qual ela recebe uma grande reação é porque as pessoas já assistiram [ao clipe] na MTV um milhão de vezes. Foi martelada em seus cérebros", afirmou ele.

O artista também usou como exemplo 'Drain You', música que não 'se cansa de tocar'. Ele acreditava que, se a canção fosse tão grande quanto "Smells Like Teen Spirit", talvez não teria tanto carinho. 

"Mas eu acho que há tantas outras músicas que eu escrevi que são tão boas quanto, se não melhores, do que essa música, como ‘Drain You’. Essa é definitivamente tão boa quanto ‘Teen Spirit’. Eu amo a letra, e eu nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto ‘Teen Spirit’, eu não gostaria tanto dela", afirmou Kurt.

Kurt Cobain durante entrevista - Reprodução/Vídeo

Composição

Ainda na entrevista, Kurt relembrou que o maior sucesso do Nirvana não surgiu como a música mais séria do grupo. Inclusive, ele revelou como os Pixies o inspiraram no processo de composição. 

"Nós estávamos ensaiando por cerca de três meses. Estávamos esperando para assinar com a DGC, e o Dave [Grohl] e eu estávamos vivendo em Olympia, e o Krist [Novoselic] estava vivendo em Tacoma. Nós estávamos dirigindo para Tacoma toda noite para ensaiar, tentando escrever músicas. Eu estava tentando escrever a música Pop definitiva. Eu basicamente estava tentando copiar os Pixies, eu tenho que admitir isso", explicou o cantor. "Quando eu ouvi os Pixies pela primeira vez, eu conectei de forma tão forte com essa banda que eu deveria ter estado naquela banda — ou pelo menos em uma banda cover de Pixies. Nós usamos o senso deles de dinâmica, sendo quietos e suaves e aí barulhentos e pesados. ‘Teen Spirit’ era um riff tão clichê. Era tão próximo de um riff do Boston ou de ‘Louie, Louie’. Quando eu compus a parte de guitarra, o Krist me olhou e disse, ‘Isso é tão ridículo’. Eu fiz a banda tocá-la por uma hora e meia". 

Sem fingimento

A música, que hoje acumula 1 bilhão de visualizações no Youtube, incomodava Cobain ao extremo, a ponto de não ter vontade de cantar "Smells Like Teen Spirit". 

"Eu mal consigo […] terminar ‘Teen Spirit’. Eu literalmente quero jogar minha guitarra e sair andando. Eu não consigo fingir que estou me divertindo quando toco", disse ele.