Antônio Carlos Magalhães, Irmã Dulce e João Figueiredo - Acervo Memorial Irmã Dulce
Religião

Irmã Dulce fez João Figueiredo, último presidente da ditadura militar, praticar caridade

"Já falei com Santo Antônio e ele me disse que o senhor só entra lá no céu se nos ajudar na construção do novo hospital", afirmou Santa Dulce dos Pobres

Redação Publicado em 13/10/2019, às 11h47

Reconhecida pelos milagres concedidos e por seus intensos anos de dedicação para cuidar e ajudar o próximo, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi canonizada em cerimônia neste domingo, 13.

“O Anjo Bom da Bahia” era capaz de recorrer a tudo e a todos quando o assunto era prestar assistência a quem mais necessitasse. Em um marcante episódio, Santa Dulce dos Pobres bateu de frente com o poderoso e pouco carismático João Figueiredo, à época presidente do Brasil e que várias vezes, de forma ofensiva, culpava os mais pobres por diversos problemas do país.

Mas a benevolente baiana foi capaz de fazer Figueiredo praticar um ato, até então, inimaginável: a caridade. Conhecida por suas obras sociais, a santa o recebeu em Salvador em 1979. Durante a ocasião, Figueiredo se emocionou ao ver a precariedade do Hospital Santo Antônio e, assim, prometeu ajudar.

Irmã Dulce / Crédito: Acervo Memorial Irmã Dulce


Porém, o inusitado comprometimento não foi cumprido, mas Figueiredo não passaria impune. 30 meses depois um reencontro aconteceu. Irmã Dulce não pensou duas vezes em cobrá-lo:  "Já falei com Santo Antônio e ele me disse que o senhor só entra lá no céu se nos ajudar na construção do novo hospital".

Pego de surpresa pela ousadia da santa, ele imediatamente repetiu o compromisso que fez e declarou que ajudaria nem que tivesse de assaltar um banco para isso. Rápida de raciocínio e sempre de bom humor, ela retrucou: "Pois o senhor me avise, que vou com o senhor”.

Em 1983, a promessa finalmente foi cumprida. O militar ajudou a financiar, através do Banco do Nordeste, a ampliação do hospital. Ao fim daquele ano, o local estava com 800 leitos, 70% mais em relação à década anterior.

João Figueiredo militar caridade encontro Irmã Dulce santa Dulce dos Pobres Hospital Santo Antônio promessa doação

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?