O homem pisando na Lua - Divulgação/ NASA
Lua

Quando uma missão espacial retornará à Lua?

Há exatos 53 anos, Neil Armstrong se tornava o primeiro homem a pisar em superfície lunar. Um retorno, porém, está mais próximo do que você imagina; confira!

Fabio Previdelli Publicado em 21/07/2022, às 10h30

Já era por volta das 2h56 do dia 21 de julho de 1969 quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. “Um pequeno passo para o homem, mas um salto enorme para a humanidade”. 

Armstrong e Buzz Aldrin alussinaram o módulo lunar Eagle em nosso satélite natural cerca de seis horas antes, ainda no dia 20, mas a pegada que Neil deixou por lá só foi 'estampada' há exatos 53 anos.  

A última vez que uma missão tripulada foi enviada à Lua foi em 1972, com a Apollo 17. Mas por que nunca voltamos para lá? Embora a pergunta ainda rende grandes dúvidas e alimente inúmeras outras teorias conspiratórias, esse questionamento está próximo de seu fim, afinal, a NASA já anunciou que voltará ao nosso satélite natural muito antes do que você possa imaginar. 

De volta à Lua

E isso acontecerá já no mês de agosto, no dia 29, quando a Artemis 1 se tornará a primeira missão não tripulada do programa de retorno à Lua planejado pela agência espacial dos Estados Unidos 

Segundo explica matéria da AFP, este será só ‘um pequeno passo’ de uma série de voos para lá, o que inclui sim um com tripulação humana. A ideia é se estabelecer por lá de uma forma sustentada, o que permitirá utilizar tais experiências para planejar uma missão ainda mais ousada: Marte; o que deve ocorrer em algum momento da próxima década. 

Conforme declarações de Jim Free, responsável pela NASA, a primeira janela de datas para o lançamento do monumental Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e da cápsula acoplada Orion está prevista para acontecer nos dias 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro.

A Artemis 1 se aventurará ao redor da face oculta de nosso satélite natural, numa missão que tem prazo de duração entre 4 e 6 semanas — embora pareça pouco, esse período será o maior que uma nave tripulada já fez sem acoplar.  

Após esse período, ela voltará à Terra, mas não sem antes posicionar pequenos satélites, os CubeStars, que desenvolverão experimentos espaciais. Com o processo de retorno, a Artemis 1 voltará de maneira tão rápida que será submetida a mais calor do que qualquer aeronave anterior.

Nosso primeiro e principal objetivo é expor o escudo térmico da Orion às condições de recuperação lunar", aponta Mike Sarafin, chefe da missão, que explica que a cápsula viajará a cerca de 39.400 km/h, com isso, ela enfrentará por volta de metade do calor do Sol.
Nasa lua Neil Armstrong Apollo 11 notícias Espaço exploração missão lunar

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série