Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Da morte de JFK a chegada do homem na Lua: 5 teorias da conspiração que geram polêmica

Ao longo dos anos, diversas especulações surgiram para explicar ou contrapor eventos históricos — mesmo que elas não apresentem fundamento algum

Fabio Previdelli Publicado em 11/08/2020, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
JFK em sua limusine momentos antes do assassinato - Wikimedia Commons
JFK em sua limusine momentos antes do assassinato - Wikimedia Commons

Teorias conspiratórias nada mais são que hipóteses que surgem para contrapor ou explicar, sem fundamento algum, eventos históricos ou algo que algum grupo anseia que seja real. Um bom exemplo desse obscurantismo são os Terraplanistas, que há anos discutem com a comunidade científica sobre o “real” formato da Terra. Por mais insano que isso possa parecer.

Essas teorias surgem, geralmente, a partir de eventos considerados duvidosos e tentam explicar algo que está sendo mantido em sigilo, o que de certa maneira impossibilita que a massa saiba a verdade por trás do que é divulgado.

Mas, apesar do passar dos anos, certas teorias só ganham mais elementos que fazem com que elas se reinventem, de certa forma, e ainda mexam com o imaginário de muitas pessoas. Conheça 5 teorias que ainda causam polêmicas:

1. Quem matou JKF?

Esse talvez seja um dos eventos mais debatidos da história, muito em virtude de tudo que o permeou e das investigações que nunca foram satisfatórias o suficiente para diversos norte-americanos. Afinal, como acreditar na teoria da bala única?

Lee Harvey Oswald, acusado de assassinar o presidente norte-americano Kennedy / Crédito: Getty Images

O fato é que o traumático assassinato de JFK, em 1963, incitou dezenas de especulações — como a possível participação da CIA na emboscada —, principalmente, durante o inquérito, quando as coisas ganharam um ar ainda mais conspiratório com a morte de Lee Harvey Oswald, que teria sido o responsável pelos tiros em Dallas. A morte de Oswald teria sido uma queima de arquivo ou ele era apenas um bode expiatório?


2. Homem nunca pisou na Lua

Uma teoria que anda praticamente de mãos dadas com o terraplanismo é a chegada do homem na Lua, ou melhor, a suposta não chegada do homem na Lua. Afinal, a descida dos astronautas em nosso satélite natural teria sido uma farsa do governo para contar vantagem na Corrida Espacial durante a Guerra Fria.

Muitos especulam que a cena teria sido uma encenação hollywoodiana comandada pelo genial Stanley Kubrick, que já tinha tido a experiência da cinematografia espacial com o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, lançado um ano antes da Apollo 11.

Registro da Apollo 11 / Crédito: Divulgação/ NASA

Essa ideia é tão difundida que o escritor Bill Kaysing escreveu o livro "We Never Went to the Moon" (Nós nunca fomos à Lua, em tradução livre) com diversos apontamentos da suposta fraude: como a câmera não balançar no momento da aterrisagem ou até mesmo a bandeira americana tremulando em um ambiente em que não existe vento.

Vale ressaltar, entretanto, que a ciência já explicou que Neil Armstrong e Buzz Aldrin realmente alcançaram o solo lunar na Apollo 11. A falta de inércia na superfície da Lua, por exemplo, explica porque não existe força para frear o movimento da bandeira. 


3. Paul McCartney está morto

Os Beatles são uma das maiores bandas de todos os tempos e assim como havia fãs que fariam verdadeiras loucuras para ficaram perto de John, Ringo, Paul e George, outros lançariam supostas “loucuras verdadeiras” sobre a trajetória dos músicos.

A mais difundida entre elas talvez seja a de que Paul McCartney esteja morto. Essa história surgiu com o lançamento do álbum “Abbey Road”, em 1966, aquele mesmo em que a banda inglesa está atravessando a faixa de pedestres.

Capa do disco Abbey Road, da banda The Beatles / Crédito: Divulgação

Os indícios para essa teoria controversa partem da imagem de Paul no disco, onde ele é o único que não usa sapatos. Além do mais, um fusca que aparece na imagem tem em sua placa o código 28if, esse número seria a idade em que McCartney teria falecido: aos 28 anos. Segundo alguns fãs, esses seriam somente alguns indícios na morte do ídolo.


4. A dominação mundial dos Illuminati

Segundo essa teoria, existe um grupo denominado de A Nova Ordem Mundial, que seria formado por empresários milionários, celebridades, políticos e outras personalidades influentes. Além da riqueza e poder, o grupo estaria por trás de grandes eventos históricos, como a Revolução Francesa, Americana e Russa.

O famoso 'olho que tudo vê' está na nota de dólar e já foi vinculado aos Illuminati / Crédito: Pixabay

Um ponto que sustenta essa conspiração é que A Ordem dos Illuminati realmente existiu — sendo uma sociedade secreta iluministas que foi fundada em 1776. Anos mais tarde, em 1785, o grupo foi reprimido e caçado por supostamente tentarem derrubar a monarquia de diversos países europeus. Porém, há quem jure de pé junto que eles permanecem firmes e fortes até hoje.


5. O ET de Varginha

Uma vez Carl Sagan, um importante físico e astrônomo, disse: “Às vezes acredito que há vida em outros planetas, às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa”.

Essa talvez seja um dos maiores questionamentos que fazemos em vida, a existência de serem em outros planetas. Bom, talvez essa pergunta não seja tão curiosa assim para os moradores da famosa cidade mineira de Varginha.

Estátua do ET de Varginha ganhou mácara durante epidemia do coronavírus / Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Varginha

Tudo porque, em 1996, diversos moradores relatam que criaturas estranhas teriam sido capturadas pelo Exército brasileiro. Segundo muitos dizem, um OVNI teria sido visto por um casal de agricultores. Já na manhã seguinte, bombeiros foram acionados para capturar um animal estranho que rondava a região.  

Olhos vermelhos, cabeça e braços grandes e pele viscosa. Essas seriam as características descritas por três jovens que teriam visto a criatura em um terreno baldio. Se sua existência foi real ou não, um fato é que a cidade adotou a criatura e por lá há diversas esculturas espalhadas com imagens de seres extraterrestres.


+ Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3e7h9CC

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Política, Ideologia e Conspirações, de Garry Allen e Larry Abraham (2017) - https://amzn.to/30MLQZZ

A conspiração franciscana, de John Sack (2007) - https://amzn.to/3fq3N4P

Conspiração Terra Plana, de Ricardo Max (2018) - https://amzn.to/2AH2Sy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W