- Getty Images
Sexo

Sexo sem proteção e ninfomania: 5 fatos bizarros sobre a sexualidade na Era Vitoriana

Com a saúde das pessoas e os bons consumes em mente, médicos e especialistas da época acreditavam em teorias insanas sobre o mundo do erotismo

Pamela Malva Publicado em 01/03/2020, às 13h00 - Atualizado às 18h00

A Era Vitoriana é recheada de costumes e práticas bizarras, que são amplamente questionadas até hoje. Naquela época, as pessoas tinham centenas de regras, desde a forma de viver o luto, até os hábitos de higiene.

As indicações rígidas eram aplicadas até mesmo no sexo. Nesse sentido, livros e manuais foram escritos sobre o assunto. Uma das obras de Edward Pollock Anshutz, praticante da medicina homeopática, é um exemplo disso.

Confira cinco costumes sexuais bizarros, segundo o livro “Doenças e enfermidades sexuais: um manual popular”:

1. Frequência

Publicado em 1896, o livro era categórico em relação à frequência correta para ter relações sexuais. Segundo Edward, o coito “não deve ser satisfeito com frequência superior a uma vez por semana”.


2. Ninfomania

Pintura de mulheresm em trem, datada da Era Vitoriana / Crédito: Wikimedia Commons

 

Para médicos e especialistas da Era Vitoriana, a ninfomania nada mais era do que um “impulso insaciável e aparentemente irresistível para a satisfação do desejo sexual”. Além disso, apenas mulheres com um temperamento nervoso e imaginação vívida sofriam da condição.


3. Ejaculação

Foto de homens, em 1844 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Segundo Edward, os homens poderiam ficar irritados caso ejaculassem durante o dia. A fraqueza dos órgãos sexuais também era uma consequência. Assim, ejacular era permitido apenas em casos de flerte com uma mulher, em caminhadas a cavalo, evacuando, fazendo xixi, ou “satisfazendo pensamentos lascivos”.


4. Masturbação

De acordo com o autor, a masturbação era considerada como um pecado contra Deus, a raça humana e a própria saúde física. Assim, acreditava-se que ela poderia causar degradação precoce, imbecilidade ou insanidade.


5. Nada de proteção

Casal da Era Vitoriana / Crédito: Wikimedia Commons

 

Se hoje o governo faz campanhas para o uso de camisinha, naquela época, os métodos contraceptivos eram coisa do Diabo. Para as pessoas da época, praticar sexo evitando a gravidez apresentava um risco à saúde do homem e da mulher.

Os efeitos de um coito com proteção poderiam ser até mesmo piores que os da masturbação. Naquela época, portanto, era comum que médicos prescrevessem a concepção de um bebê para curar homens impotentes.


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através dos livros abaixo

A Era Vitoriana, de Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2PgtwTd

Vitória, de Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/2LKU1xK

História concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2YRLU89

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História sexualidade Masturbação Era Vitoriana Sexo erotismo Ninfomania

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série