Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Ovos e urina: Veja 5 hábitos de higiene da antiga Era Vitoriana

Embora pareçam estranhos nos dias atuais, alguns costumes eram normais durante o reinado de Vitória

Joseane Pereira Publicado em 07/09/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família durante a Era Vitoriana - Wikimedia Commons
Família durante a Era Vitoriana - Wikimedia Commons

A população que vivia na Inglaterra do século 19 era regada a moralismos e disciplina, e seus valores são frequentemente retratados como "puritanos". Entretanto, aos olhos da atualidade, alguns costumes de higiene dessa época podem ser um tanto curiosos. Confira!

1. Limpando o piso com Listerine

Criado em 1879 pelos químicos Jordan Lawrence e Wheat Lambert, o Listerine foi amplamente divulgado como um antisséptico. Entretanto, esse uso não teve sucesso na época, levando à sugestão de que o líquido virasse limpador de chão e remédio para gonorreia. Apenas em 1914 o produto seria utilizado como enxaguante bucal, ganhando fama no mundo inteiro.

2. Roupas branqueadas com urina

Chá vitoriano, cerca de 1895 / Crédito: Getty Images 

Os vitorianos costumavam usar algo além do sabão para branquear suas roupas. Entre os itens que faziam sucesso na limpeza, estavam o querosene para remover manchas de sangue e esfregar a roupa com giz, para retirar manchas de óleo. Outra substância ainda mais controversa era a urina humana: uma vez que contém amônia, ela era utilizada para deixar as roupas branquinhas.

3. Vinagre e ovos para o cabelo

Embora fossem fascinados com o cuidado capilar, os vitorianos não tinham sequer noção do que viria a ser o shampoo. Ao invés disso, eles quebravam ovos sobre suas cabeças, misturando-os às madeixas e lavando-os com água. Outras opções de limpeza eram o vinagre diluído, rum, chá preto ou alecrim aplicados nos cabelos.

4. Ataduras militares para menstruação

Roupas de banho, 1890-1900 / Crédito: Getty Images

A sociedade Vitoriana foi uma das primeiras a abordar a higiene feminina. Almofadas descartáveis e um protótipo do tampão foram inventados nessa época, e também se descobriu que curativos usados em ferimentos de tropas do Exército poderiam ser úteis para a menstruação.

5. Creme dental de chocolate

Enquanto escova e pasta dental eram comuns entre os mais ricos, a maioria dos trabalhadores preparava misturas caseiras inusitadas, como pó de giz, fuligem e chocolate em pó. Alimentos como o aipo também serviam para limpar os dentes, e os cuidados mais pesados, como uma cirurgia, eram feitos pelos ferreiros locais.


++Saiba mais sobre a Era Vitoriana através de obras disponíveis na Amazon Brasil 

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) - https://amzn.to/2NLy4Ae

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) - https://amzn.to/2NMzKJP

História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/33FeKdj

Vitória, Daisy Goodwin (2017) - https://amzn.to/33T7w4F

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W