Jornalistas durante a explosão - Getty Images
EUA

Há 34 anos, rostos incrédulos assistiam à trágica explosão do Challenger ao vivo

Previsto pelos engenheiros, desastre do ônibus espacial levou da euforia ao desespero em 73 segundos

Joseane Pereira Publicado em 28/01/2020, às 08h00

No dia 28 de janeiro de 1986, o mundo ficou chocado ao assistir à tragédia com o ônibus espacial Challenger. A nave explodiu no ar 73 segundos após seu lançamento na estação de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

O ônibus carregava uma tripulação de sete pessoas: os astronautas Judith A. Resnik, Ronald E. McNair e Ellison S. Onizuka, os pilotos Mike J. Smith e Francis R. Scobee, o comandante da missão Gregory Jarvis, especialista de carga, e Sharon Christa McAuliffe, professora de História que foi selecionada entre 11 mil educadores para lecionar no espaço. Ela também seria a primeira civil norte-americana a viajar fora da Terra.

O momento da explosão / Crédito: Wikimedia Commons

Originalmente, o ônibus deveria ser lançado no dia 22 de janeiro de 1986. Entretanto, problemas técnicos e climáticos impossibilitaram o lançamento, que foi sendo continuamente adiado. No dia 28, estava prevista uma manhã fria na Flórida, com temperaturas próximas a -1° C, temperatura mínima permitida para a empreitada.

Não existiam testes de lançamento bem sucedidos naquelas condições, e os engenheiros da nave chegaram a recomendar o adiamento da missão

Diante da recusa da Nasa em postergar, o chefe do programa, Allan McDonald, se recusou a assinar o laudo de lançamento, uma espécie de sinal verde dos engenheiros. Seu chefe, Joe Kilminster, o assinou no seu lugar. “Tomei a decisão mais inteligente de toda a minha vida”, afirmou posteriormente McDonald.

O acidente foi provocado pela falha em um dos anéis de vedação de combustível do foguete. Os anéis de borracha, chamados o-rings, não apresentavam bom comportamento técnico em temperaturas baixas durante o lançamento. Naquela manhã, os termômetros chegaram a zero grau Celsius no Cabo Canaveral.

As pessoas que foram ao lançamento, cujas fotos ficaram registradas, só conseguia expressar incredulidade com a terrível cena que acabavam de presenciar.


+Saiba mais sobre o acidente com o ônibus espacial Challenger:

Truth, Lies, and O-Rings: Inside the Space Shuttle Challenger Disaster, Allan J. McDonald - https://amzn.to/31z3dug

Apollo 1 and the Space Shuttle Challenger, Charles River Editors - https://amzn.to/31Dy0Gf

The Space Shuttle Challenger Disaster, Charles River Editors - https://amzn.to/31E4C2O

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

ônibus espacial Challenger explosão acidente Desespero

Leia também

Afinal, por que faltam 10 dias em outubro de 1582?


The Big Bang Theory: Jim Parsons já foi 'confundido' com Sheldon na vida real


The Big Bang Theory: Veja o outro ator que quase foi Howard no seriado


A música do Oasis que Liam Gallagher odeia: 'Vontade de vomitar'


Veja 5 cenas de filmes famosos que foram cortadas por razões controversas


A mãe que notou semelhanças entre o filho e uma pintura antiga