East and West Shaking Hands at LAying Last Rail - Andrew Russell
Estados Unidos

Aperto de Mãos: O leste encontra o oeste nos EUA

Em 1869, o fotógrafo Andrew Russell registrava o encontro histórico dos lados extremos dos Estados Unidos

Redação AH Publicado em 17/02/2019, às 06h00

O nome é longo: East and West Shaking Hands at Laying Last Rail (em tradução livre, o aperto de mão do Leste e do Oeste ao deitar o último trilho), mas ainda maior é o percurso que a foto celebra: exatos 3 069 km, entre a Baía de São Francisco, na Califórnia, e Council Bluffs, em Iowa, às margens do Rio Missouri, nos EUA.

A imagem captada por Andrew Russell mostra o aperto de mãos protocolar entre os engenheiros-chefes das companhias responsáveis pela obra, Greenvile M. Dodge e Samuel S. Montague. Cada um começou a colocar dormentes de um lado do país até se encontrarem em Promontory Summit, Utah. Ao fundo, testemunhas da cena, estão Júpiter (à esquerda) e 119, as locomotivas que uniram um país em 10 de maio de 1869.

Dodge veste roupa de festa e Montague parece o responsável por martelar dormentes. Há um brinde ao fundo, e o pessoal da direita parece mais arrumado que o da esquerda. No Leste, quem ajudou a construir a estrada foram imigrantes irlandeses, antigos soldados do Exército da União e mórmons. No Oeste, o trabalho pesado coube aos imigrantes chineses. Eles não estão na foto.

Estados Unidos Idade Moderna História EUA Califórnia foto história encontro Iowa leste extremos Samuel S. Montague Greenvile M. Dodge Andrew Russell oeste

Leia também

Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II


Operação Babylift: a verdade por trás da foto dos bebês vietnamitas em um avião


Como os nazistas chegaram ao poder?