Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Como os nazistas chegaram ao poder?

Levou menos de um ano para uma democracia se tornar o mais infame estado totalitário da História

Redação Publicado em 21/12/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Adolf Hitler - Wikimedia Commons
Pintura de Adolf Hitler - Wikimedia Commons

Seis anos antes do início da Segunda Guerra, Adolf Hitler estava prestes a assumir o total controle da Alemanha. Apesar de ele ter surgido no cenário político bem antes (em 1920, já filiado ao Partido Alemão dos Trabalhadores, que reorganizou sob o nome de Nacional-Socialista - de onde veio o termo "nazista"), 1933 foi decisivo para Hitlerchegar à liderança do país.

Juventude Hitlerista /Crédito: Wikimedia Commons

Ele foi nomeado chanceler em janeiro, momento seguido da criação de várias leis que deram ao futuro ditador cada vez mais autonomia e poderes. "O ano de 1933 foi chave para a organização das instituições nazistas", diz Karl Schurster, historiador.

A partir daí, o terror não pararia até 1945, com o final da guerra. A essa altura, cerca de 50 milhões de pessoas estariam mortas, entre elas 11 milhões em campos de concentração - 6 milhões de judeus.

Entenda abaixo como isso foi possível.

1. Ascensão (30 de janeiro)

Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, assume o cargo de chanceler (primeiro-ministro), indicado pelo presidente da Alemanha, Paul von Hindenburg, pressionado por grupos econômicos por causa da situação difícil que o país enfrentava desde o fim da Primeira Guerra.

2. Incêndio providencial ( 27 de fevereiro)

O prédio do Reichstag (parlamento alemão), em Berlim, é destruído pelo fogo. Hitler põe a culpa nos comunistas - até hoje não há certeza sobre a autoria do incêndio, mas é provável que tenham sido os próprios nazistas.

No dia seguinte, Hindenburg assina um decreto que dá a Hitler o poder de derrubar governos estaduais e locais. Os direitos civis são suspensos e ocorrem prisões de comunistas.

3. Início do terror (21 e 22 de março)

Começam a funcionar os dois primeiros campos de trabalho forçado: no dia 21, a 35 km de Berlim, é aberto Oranienburg (depois chamado de Oranienburg-Sachsenhausen).

No dia seguinte, na cidade de Dachau (perto de Munique), é inaugurado o campo de mesmo nome. Com o tempo e a radicalização do regime, os dois se tornariam campos de extermínio em massa.

4. Ditadura (23 de março)

O parlamento aprova a Lei de Habilitação (também conhecida como Lei de Ratificação ou Lei dos Plenos Poderes - em alemão, Ermächtigungsgesetz), que dá a Hitler o direito de fazer suas próprias leis, sem precisar da aprovação do parlamento. Na prática, o ato estabelece uma ditadura na Alemanha e o começo do 3º Reich (que só acabaria em 1945).

5. Polícia em ação (26 de abril)

Hermann Göring, ministro do Interior da Prússia, cria a Gestapo (abreviação de Geheime Staatspolizei, ou Polícia Secreta do Estado) para controlar, perseguir e eliminar os adversários políticos do regime nazista.

Nos anos seguintes, com a ajuda de cidadãos comuns, a Gestapo vigiou e executou milhares de pessoas.

6. Só os nazistas (14 de julho)

Todos os partidos políticos da Alemanha são banidos, exceto o Partido Nazista. No mesmo dia, é aprovada a lei que força a esterilização de pessoas com problemas físicos e mentais.

A ideia era "melhorar" a raça ariana, impedindo a reprodução de quem era considerado doente. Cerca de 400 mil pessoas passariam pelo procedimento durante os 18 meses seguintes.

7. Limpeza geral (24 de novembro)

É autorizada a lei que permite aos tribunais da Alemanha ordenar a prisão, por tempo indeterminado, de criminosos considerados perigosos. Cerca de nove meses depois, Hindenburg morreria e Hitler se tornaria oficialmente o Führer, o líder máximo da Alemanha.

Consultoria: João Fábio Bertonha (doutor em história pela Unicamp) e Wagner Pinheiro Pereira (historiador).