A pegadinha que viralizou - Reprodução / Glow Images
Reino Unido

A pegadinha de Virginia Woolf

Fazendo uso dos estereótipos coloniais, escritora disfarçou-se de blackface e barba - e tapeou a marinha britânica

Fabio Marton Publicado em 01/10/2018, às 06h00 - Atualizado em 01/11/2018, às 13h34

A brincadeira hoje seria inaceitável. Mas não foi sem um quê de ironia contra os próprios estereótipos da época.

E m 7 de fevereiro de 1910, os oficiais encarregados de guardar a menina dos olhos da Marinha Real Britânica, o HMS Dreadnought, receberam uma  visita inesperada: o imperador da Abissínia e sua corte. Os dignitários estrangeiros foram acolhidos com toda pompa e circunstância e convidados a inspecionar o navio, um dos mais novos, formidáveis e secretos da frota.

Os visitantes, porém, eram impostores. Entre eles, Virginia Woolf – na época ainda atendia como Virginia Stephen, uma aspirante a escritora de 28 anos. A peça foi ideia do poeta Horace de Vere Cole, embusteiro de renome. Ele convidou cinco amigos do grupo Bloomsbury, claque de intelectuais britânicos, entre os quais Virginia e o irmão dela, Adrian.

Espalharam tinta nas faces e vestiram robes e luvas, de modo a esconder o corpo. Virginia colocou uma barba postiça. Com anéis, colares e turbantes de cena colorida, condiziam com o estereótipo da realeza africana. Falavam um misto de latim – citações da Eneida, poema épico escrito pelo poeta romano Virgílio, do século 1 a.C. – e sons aleatórios.

Toda vez que viam algo impressionante, gritavam “bunga, bunga!” O disfarce funcionou tão bem que nem o primo de Virginia, um dos oficiais, os reconheceu. No dia seguinte, Cole enviou a foto dos “príncipes” para a imprensa, tornando a Marinha alvo de piadas.

O circo resultou em uma investigação no Parlamento e alterações das medidas de segurança. O Dreadnought foi enviado para manobras em alto-mar e os amigos de Bloomsbury, advertidos. Quem não viu graça no ocorrido foi o verdadeiro imperador, Menelik II, que em visita ao Reino Unido teve de aguentar gritos de “bunga bunga”.

imagem foto Vere Cole Virginia bunga” Virginia Woolf pegadinha “bunga Adrian

Leia também

Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II


Operação Babylift: a verdade por trás da foto dos bebês vietnamitas em um avião


Como os nazistas chegaram ao poder?