Ulysses Guimarães apresenta a Constituição de 1988 - Lula Marques/ Câmara dos Deputados
Brasil

Constituição de 1988: O presente do velhinho

Quando Ulysses Guimarães apresentou ao Brasil o seu futuro

Redação AH Publicado em 26/01/2019, às 06h00

Como várias outras figuras centristas de seu tempo, Ulysses Guimarães apoiou o golpe de 1964 – contra um João Goulart ao qual havia servido, aliás, como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E, como vários deles, se arrependeria quando os militares deixaram claro que queriam muito mais que a deposição de um presidente.

Começando sua carreira no PSD varguista, Ulysses se tornaria o líder do MDB, a oposição tolerada pela ditadura. Com isso, seria a cara branda e “oficial” da resistência, participando dos movimentos pela Anistia, em 1979, e as Diretas Já, em 1983 e 1984.

Como o líder da Assembleia Nacional Constituinte, foi responsável pela complicada costura política que daria origem à nossa Carta Magna. Concorreu à presidência em 1989 com o jingle: “Bote fé no velhinho”. Seu último gesto foi o impeachment de Collor. Desapareceria num acidente de helicóptero, em 1992.

Brasil Personagem História História do Brasil ditadura Ditadura militar João Goulart regime foto Direitos Constituição Ulysses Guimarães Constituição de 1988

Leia também

Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II


Operação Babylift: a verdade por trás da foto dos bebês vietnamitas em um avião


Como os nazistas chegaram ao poder?