A cabeça como troféu - Reprodução
Nazismo

O poeta e o ditador

O tenente Yevgeny Dolmatovsky celebrou a vitória sobre os nazistas com desfiles e versos

Redação AH Publicado em 15/12/2018, às 10h00

Ok, não é a cabeça do ditador – essa foi achada junto com o corpo pelos soviéticos e movida diversas vezes, até ser destruída nos anos 70, com possíveis fragmentos de paradeiro desconhecido. O que aparece aqui é um busto de Hitler, provavelmente tirado de um prédio destruído, sob o braço do poeta Yevgeny Dolmatovsky.

Era 2 de maio de 1945 e ele servia ao Exército Vermelho como tenente. Nesse dia, o general Helmuth Weidling assinou a rendição das forças nazistas a Vasily Chuikov, comandante soviético, dando fim à Batalha de Berlim. Dolmatovsky comemorou não só desfilando com a cabeça de Hitler, mas também recitando poesias para seus colegas no Portão de Brandemburgo, no que também foi fotografado.

A foto foi a principal atração de uma exposição recente no Museu Histórico Alemão, em Berlim. Seu autor é Yevgeny Khaldei, o mesmo que captaria o bem mais famoso momento em que um soldado planta uma bandeira soviética no Reichstag. 

O poeta Dolmatovsky faria carreira como um letrista de música popular – a mais famosa delas, “A Pátria Mãe Escuta”, que foi cantada por Yuri Gagarin em sua primeira viagem ao espaço. Khaldei, o fotógrafo, continuou a trabalhar para a imprensa soviética, tendo uma fase de freelancer após ser demitido por “corte de custos”. Pois é, isso existia na União Soviética.

Guerras Nazismo Alemanha Adolf Hitler Era Contemporânea poeta Yevgeny Dolmatovsky

Leia também

Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II


Operação Babylift: a verdade por trás da foto dos bebês vietnamitas em um avião


Como os nazistas chegaram ao poder?