Imagem do diário de Silvia no longa ‘1968 – Um Ano Na Vida’ - Divulgação/Curta!
Cultura

‘1968 — Um Ano Na Vida’: Documentário de Escorel sobre a ditadura estreia no Curta!

Renomado cineasta brasileiro, Eduardo Escorel usa diário de sua irmã mais velha para repassar por acontecimentos pessoais e históricos de 1968

Fabio Previdelli Publicado em 23/05/2024, às 14h05

Dirigido por Eduardo Escorel, o documentário '1968 — Um Ano Na Vida' abriu o 'Fertival É Tudo Verdade' de 2023 e foi exibido em diversas outras mostras de cinema. Nesta sexta-feira, 24, a produção chega com exclusividade ao canal Curta!.

Montador de clássicos como 'Terra em Transe' (1966), de Glauber Rocha, 'Macunaíma' (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e 'Cabra Marcado para Morrer' (1984), de Eduardo Coutinho, Escorel se baseou no diário de sua irmã mais velha, Silvia Escorel, em sua nova produção. 

Narrado pela própria Silvia, o filme mostra não só sua intimidade de pequenas coisas contidas nas páginas daquele caderninho, mas também é um retrato de um ano marcado por fatos históricos — narrados do ponto de vista da escritora —, como o assassinato de Martin Luther King Jr., a assinatura do AI-5 e a Passeata dos Cem Mil

Entre desabafos sobre o fim de seu casamento e demais passagens de sua vida pessoal, os relatos de Silvia também passeiam por suas relações, seus traumas, seus anseios e suas alegrias que correm em paralelo ao momento histórico, mas por vezes se confundem com ele. 

1968 — Um Ano Na Vida

Produzido pela Afinal Filmes, '1968 — Um Ano Na Vida' estreia na 'Sextas de História e Sociedade' do Curta!, neste próximo dia 24. Após a exibição, o filme estará disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon.

Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Através dos escritos do diário de Silvia Escorel, vemos como mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos", diz a sinopse.

1968 — Um Ano Na Vida
Direção: Eduardo Escorel
Duração: 91min
Classificação: 14 anos
Horários alternativos: 25 de maio, sábado, às 02h e 15h20; 26 de maio, domingo, às 22h20; 27 de maio, segunda, 16h.

Brasil ditadura notícias documentário Curta! 1968 – Um Ano Na Vida Eduardo Escorel

Leia também

Vendedores de salsicha austríacos buscam proteção da Unesco


Homem sobrevive após passar 10 dias perdido em montanhas na Califórnia


Surfista que atuou em 'Piratas do Caribe' morre após ataque de tubarão no Havaí


Homem é inocentado após 20 anos no corredor da morte nos EUA


Princesa Charlotte, filha de William e Kate, teria 'devolvido' presente luxuoso


Príncipe William e Kate Middleton planejam encorajar os filhos 'a saírem' da realeza, diz fonte