Detalhe da obra Retrato de uma Dama - Wikimedia Commons
Itália

Após 20 anos desaparecida, importante obra de Gustav Klimt é encontrada por jardineiro

Enquanto limpava uma galeria, o que o trabalhador pensou que fosse lixo, na verdade, era um tesouro

Pamela Malva Publicado em 12/12/2019, às 16h11

Os traços e cores usadas por Gustav Klimt em suas obras são facilmente reconhecidos ao redor do mundo. Uma de suas pinturas mais famosas, O Beijo, é queridinha dos amantes das artes e representa a forma como o artista tentava fugir das convenções da época.

Entretanto, outra obra do pintor austríaco ficou famosa por muito mais que suas pinceladas. O quadro "Retrato de uma Dama", produzido nos últimos anos de vida de Klimt, foi roubado em fevereiro de 1997, enquanto estava exposto em uma galeria em Piacenza, na Itália.

O mistério chegou ao fim graças a um jardineiro, que encontrou a pintura enquanto limpava um buraco na parede da galeria. O quadro estava em uma bolsa preta, junto de um lençol. Segundo Mark Lowen, correspondente da BBC em Roma, a cavidade estava fechada por uma chapa de metal e o trabalhador pensou que o pacote fosse lixo.

Retrato de uma Dama / Crédito: Wikimedia Commons

Avaliada, na época, em 66 milhões de dólares, a obra estava desaparecida há mais de vinte anos. Muito se falava sobre ela e pouco se sabia sobre seu paradeiro. Durante todo esse tempo, inclusive, era uma das mais procuradas do mundo.

Hoje, com a pintura em mãos, os peritos devem realizar testes para verificar sua autenticidade. No entanto, para Massimo Ferrari, o diretor da galeria, a peça é original — tem os carimbos de cera e os selos feitos pela Piacenza na época.

De acordo com os investigadores, é possível que os ladrões tenham deixado a pintura escondida no local para removê-la depois.

Agora, 22 anos depois, a galeria Piacenza se prepara para uma exposição especial, montada exclusivamente para a exibição do quadro.

Itália História arte pintura obra Encontrada Gustav Klimt Desaparecida

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!