A espiã americana Ana Belén Montes, condenada por fazer espionagem para o governo cubano - Divulgação/FBI
EUA

20 anos depois, espiã de Cuba deixará prisão nos EUA

Ana Belén Montes trabalhava na Inteligência americana e foi condenada pelo crime de conspiração

Redação Publicado em 03/01/2023, às 17h35

Nesta terça-feira, 3, o Departamento Federal de Prisões dos Estados Unidos informou em comunicado que a espiã cubana Ana Belén Montes será liberta no próximo final de semana.

A informante de Cuba, que trabalhava na Agência de Inteligência e Defesa (CIA), foi presa em 2001 depois de fornecer à Havana dados considerados confidenciais sobre o governo dos EUA.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, na época, Montes foi condenada a 25 anos de prisão pelo crime de conspiração. Atualmente com 65 anos, ela está presa em um presídio na cidade de Fort Worth, no Texas, e cumprirá o restante da pena em liberdade condicional.

O caso 

O caso foi evidenciado pelo governo americano dez dias após os atentados de 11 de setembro, que levantaram um alerta para todo o país a respeito da segurança nacional. Na ocasião, Ana Belén foi presa sob acusação de ter fornecido segredos de Estado para Cuba entre agosto de 1992 e setembro de 2001. 

De acordo com uma biografia publicada na página oficial da Polícia Federal dos EUA, Ana, que é americana, já havia demonstrado insatisfação com os acordos políticos entre os dois países quando trabalhava no Departamento de Justiça em Washington. É em decorrência disso que teria fechado um acordo com o governo de Fidel Castro.

A fim de não ser apontada como uma possível suspeita, a espiã também não levava nenhum documento de trabalho para casa, apenas memorizava e criptografava as informações relevantes para os outros agentes cubanos, segundo detalhes das investigações.

Estados Unidos CIA Cuba FBI Texas Polícia Espiã informações

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque