Manifestante segura faixa enaltecendo "Carlinhos Metralha", em 2015 - Divulgação / Facebook / Jornalistas Livres
Brasil

48 anos depois, repressor da ditadura "Carlinhos Metralha" é condenado por sequestro de opositor

É a primeira condenação de crimes de perseguição durante o regime militar brasileiro em âmbito criminal

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/06/2021, às 11h14

Em decisão inédita, o delegado aposentado Carlos Alberto Augusto, popularmente conhecido pelos apelidos 'Carteira Preta' e 'Carlinhos Metralha', se tornou o primeiro réu a ser condenado criminalmente pela atuação de perseguição a opositores ao regime militar brasileiro durante 1964 e 1985, sendo sentenciado a dois anos e 11 meses de reclusão pelo sequestro do ex-fuzileiro naval Edgar de Aquino Duarte, desaparecido desde 1973.

A decisão, divulgada pelo jornal El País, foi sentenciada pela 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo após a acusação do Ministério Público Federal, sendo a primeira condenação de um ex-agente de repressão da ditadura, e a primeira fora do âmbito civil. O julgamento foi resultado de uma extensa denúncia apresentada em 2012, pouco após a abertura da Comissão Nacional da Verdade.

O jornal acrescenta que Carlos fez campanha contra a realização da Comissão responsável por apontar suas graves violações a direitos humanos, além de participar de manifestações populares contra a então presidente Dilma Rousseff, responsável por nomear os membros do colegiado de investigação dos crimes da ditadura.

No processo, o réu foi acusado de participar diretamente de atos de sequestro, tortura, execução e ocultação de cadáver, mas a decisão manteve o caráter de desaparecimento da vítima sem prescrever o crime, visto que Edgar continua desaparecido — sem a confirmação de que está vivo ou possível local onde seu corpo teria sido enterrado.

Brasil ditadura prisão saúde Regime militar sentença opressão

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna