Leme do navio HMS Invincible descoberto - Divulgação/Universidade De Bournemouth
Arqueologia

A ‘última peça do quebra-cabeça’ de importante navio que naufragou em 1758 é descoberta

Naufrágio foi encontrado no fundo do mar na costa do Reino Unido e vem revelando detalhes de uma das embarcações mais significativas de seu tempo

Redação Publicado em 07/06/2022, às 14h14

Arqueólogos marinhos se depararam com o leme de um dos navios de guerra mais importantes de seu tempo, que naufragou em 1758 na costa de Solent, no Reino Unido, e descoberto há apenas alguns anos.

Considerada como “a última peça do quebra-cabeça que conta a história” do HMS Invincible, uma embarcação de guerra construída pelos franceses em 1744 e capturada pelos britânicos em 1747, a descoberta está em ótimo estado de conservação.

Segundo o arqueólogo marinho Dan Pascoe, envolvido nas escavações, trata-se de “um achado fantástico, maravilhoso e extremamente raro — só sobreviveu porque foi enterrado." Ele ainda classificou o leme de 11 metros de comprimento como "único e significativo".

"Nós não estávamos particularmente procurando por isso. Uma característica apareceu em pesquisas geofísicas, a 60 metros da popa", explicou o especialista. "Parece que está em muito bom estado e está completo de cima a baixo”, completou.

Um navio importante

Leme escaneado no fundo do mar / Crédito: Divulgação/Universidade De Bournemouth

 

Segundo a BBC News, a descoberta do leme foi feita durante uma inspeção de rotina do local em que está o HMS Invincible, nas proximidades de Portsmouth. O item deve ser protegido com sacos de areia para evitar a erosão.

Também é estimado que para trazer o leme até a superfície e preservá-lo, serão necessários cerca de £ 80 mil. Considerando a importância do HMS Invincible, há o que se pensar.

"O navio era altamente manobrável e o leme era fundamental para seu projeto”, afirmou. "É um achado único — não há outros exemplos de navios de guerra desta época. Seu futuro depende se é financeiramente viável criá-lo e encontrar um lugar para exibi-lo", acrescentou.

Veja um vídeo da descoberta:

História Reino Unido Naufrágio arqueologia notícia leme

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada