Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay
Coronavírus

Adolfo Lutz confirma dois casos de ômicron no Brasil

Ambos os pacientes foram diagnosticados com a nova cepa do coronavírus na quinta-feira, 25

Pamela Malva Publicado em 30/11/2021, às 18h00

Nesta terça-feira, 30, o Instituto Adolfo Lutz confirmou duas contaminações pela variante Ômicron do Coronavírus no Brasil. Ambas são de passageiros vindos da África do Sul, sendo que o sequenciamento genético que indicou a presença da nova cepa nos pacientes foi feito pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo o G1, existe ainda a suspeita de um terceiro caso, mas de um passageiro vindo da Etiópia. O paciente, que não teve sua identidade revelada, desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, e está sendo acompanhado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Já os dois casos confirmados, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, são um homem de 41 anos e uma mulher de 37. O casal teria desembarcado em Guarulhos no dia 23 de novembro, conforme narrou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Inicialmente, ambos apresentaram comprovantes de PCR negativo para entrar no Brasil. Mas, como planejavam retornar para a África do Sul, fizeram um outro exame no dia 25 de novembro, no laboratório do Einstein instalado no aeroporto. Naquele momento, além dos testes positivos, o casal ainda apresentou sintomas leves da doença.

Uma vez diagnosticados, ambos os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o casal está sendo acompanhado pelas Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo.

"Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2", afirmou a Anvisa.

Ambos os pacientes diagnosticados são missionários brasileiros que vivem na África do Sul, mas vieram para São Paulo a fim de visitar seus familiares. Segundo o G1, não existem registros de vacinação do casal em São Paulo no banco de dados do VaciVida.

Brasil São Paulo África do Sul notícia coronavírus variante Ômicron

Leia também

Membros da segurança de Zelensky são detidos por tramar seu assassinato


Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Satélite ‘perdido’ é encontrado depois de orbitar por 25 anos sem ser detectado


Fortaleza legionária romana é descoberta ao lado de catedral na Inglaterra


Após 200 anos, surdez de Beethoven pode ser desvendada por fios de cabelo