Cena do filme "Corra!" de 2017, com o ator protagonista Daniel Kaluuya - Divulgação / Universal Pictures
Entretenimento

Ainda mais horripilantes? 5 finais alternativos de filmes de terror

De Corra a Abismo do Medo: veja aqui como alguns longas horripilantes foram remodelados

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2021, às 08h44

O caminho para um filme ser liberado aos cinemas do mundo inteiro ou às plataformas de streaming, atualmente, é mais longo do que esperamos normalmente. Além da criação, produção e edição de um longa-metragem, todos eles passam por diversas visualizações prévias, com audiências de teste, para conferir a opinião popular.

Este processo é feito, em maior parte, para que as empresas tenham melhor noção do que o público vai gostar no filme, no que focar durante o marketing e, em algumas vezes, o que precisa ser alterado.

Dentro de um gênero como o terror, o público de teste tem de, além de aprovar o conteúdo do filme, servir como um medidor de quão assustador e perturbador o filme em questão realmente é. E, mesmo assim, muitas vezes longa-metragens tornam-se clássicos especiais devido à sua perturbação extrema.

Levando em conta a reação das audiências de teste ou mesmo do público geral quando um filme é liberado, algumas obras de terror são alteradas e remodeladas. Ou, o que  também é possível, os criadores oferecem múltiplos finais alternativos. 

O site Aventuras na História organizou uma lista de cinco longas que eram originalmente bem mais perturbadores ou horripilantes.

1. Abismo do Medo

Em 2005, fomos apresentados a um grupo de seis amigas que, procurando por aventura, decidem explorar uma caverna, no entanto, o terror começa quando a entrada desmorona e elas ficam presas. Claustrofóbico e aterrorizante, o filme mostra todas elas tentando fugir enquanto enfrentam criaturas que habitam a caverna.

“Abismo do Medo”, ou “The Descent”, a descida em português, tem dois finais disponíveis. Nos Estados Unidos, o fim oferecido foi que Sarah, uma das integrantes, foge da caverna e consegue ir para longe em um carro. Porém, foi apenas uma alucinação, pois Sarah ainda está presa na caverna à mercê das criaturas.


2. 1408

A história de um autor de livros de terror passando uma noite em um hotel mal-assombrado é a premissa de “1408”, de 2007. Descobrindo que todas as histórias e fantasmas do quarto 1408 são reais e estão o atormentando, Mike, o escritor, taca fogo no hotel.

No entanto, o longa-metragem tem três finais, na verdade. O original e o que passou para as audiências de teste mostrava o autor morrendo no incêndio e a última cena era Mike preso no quarto 1408, como mais um dos fantasmas. Este fim tornou-se disponível na versão do diretor, lançada como um DVD.

O fim mostrado nos cinemas podia ser de dois tipos: Mike ainda morre, mas a sua esposa lê o manuscrito final do livro e descobre tudo que aconteceu lá dentro.

Ou, que foi o final original quando “1408” saiu, o autor não morre, mas sua esposa duvida dele, o que é resolvido no momento em que os dois escutam os fantasmas no gravador de Mike.


3. O Albergue

Parte de uma obsessão geral com filmes de vingança, “O Albergue” de 2005 conta a história de turistas que, a convite de um homem misterioso, viajam à Eslováquia e se veem envolvidos em uma organização que prende e tortura vítimas. 

No final original, um dos personagens principais, Paxton, vê seu torturador em uma estação de trem, entrando em um banheiro público. Seguindo-o, o protagonista mata o homem que o torturou na Eslováquia. O fim alternativo, no entanto, é mais perturbador.

Ao invés de ter como alvo o seu torturador, Paxton rapta a filha criança do homem e a prende junto com ele em um trem. A filmagem termina com o turista torturado segurando a menina, que está se debatendo, enquanto a locomotiva deixa a estação.


4. A Morte do Demônio

Em 2013, foi lançada uma releitura do clássico de 1981, “A Morte do Demônio”, que retrata um grupo de jovens viajando para uma cabine remota na floresta e descobrindo, no porão, um altar demoníaco.

No final aprovado, Mia, uma das personagens principais, consegue queimar a cabine e fugir da entidade maléfica, sendo resgatada por um motorista que passava pelo lugar. Porém, o alternativo mostra uma cena extra, na qual Mia subitamente acorda e encara a câmera, implicando que ela ainda carrega o demônio.


5. Corra!

Após ter voltado à atenção do público com uma nova lista estes últimos tempos, “Corra!” de 2017 também tem um final diferente do que conhecemos. O filme conta a história de Chris, um jovem negro que vai visitar os pais de sua namorada branca. 

Percebendo que a família inteira tem um costume de hipnotizar e torturar pessoas negras, Chris tenta fugir, matando seus captores. No fim que vemos, o jovem é resgatado pelo seu amigo Rod, em uma viatura de polícia.

No entanto, o outro final de "Corra!" apresentava Chris sendo preso pela viatura que o resgatou e sendo culpado por tudo que aconteceu na casa da família de sua namorada.

horror terror filmes fim alternativo finais

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria