Imagem ilustrativa da Alexa - Divulgação/Amazon
Tecnologia

Alexa será capaz de imitar a voz de pessoas mortas

Novo recurso foi revelado pela Amazon hoje, 23, veja!

Fabio Previdelli Publicado em 23/06/2022, às 16h10

Assistente pessoal de voz da Amazon, a Alexa se faz cada vez mais presente na casa de diversas pessoas. Agora, porém, além de ajudar na organização do dia-a-dia de seus usuários, a ferramenta também poderá revisitar memórias e trazer de volta aqueles que já partiram

Por mais que a ideia pareça bizarra e digna de um dos fantásticos episódios de Black Mirror, saiba que ela é real e foi confirmada pela própria empresa. Nesta quarta-feira, 22, a Amazon anunciou uma tecnologia capaz de imitar as vozes de pessoas falecidas. 

Embora a inteligência artificial não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer suas memórias durarem", declarou Rohit Prasad, cientista-chefe da Amazon, durante conferência.

Aprendizagem rápida

Prasad ainda relatou que a inteligência artificial da Alexa pode torná-la capaz de imitar a voz de qualquer pessoa escutando apenas um minuto de áudio. A companhia apontou, no entanto, que o objetivo da tecnologia é "fazer as memórias durarem” depois que “muitos de nós perdemos alguém que amamos”, principalmente durante a pandemia. 

O recurso ainda está em desenvolvimento e não possui uma data exata para começar a funcionar, mas um vídeo demonstrativo exibe a Alexa lendo um livro para uma criança imitando a voz de sua falecida avó; veja!

memórias notícias tecnologia inteligência artificial Amazon Alexa

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência