Giorgia Meloni - Getty Images
Giorgia Meloni

Aliança de direita indica Giorgia Meloni como nova primeira-ministra da Itália

Deputada será a primeira mulher premiê da história do país e também a primeira líder de extrema-direita desde Mussolini

Redação Publicado em 21/10/2022, às 12h01

Giorgia Meloni, deputada pelo partido pós-fascista Irmãos da Itália (FdI), declarou nesta sexta-feira, 21, que foi indicada pela coalizão de direita do país para o cargo de primeira-ministra, como era esperado desde que o partido venceu as eleições no final de setembro.

"A delegação da centro-direita que se encontrou com o presidente apontou a necessidade de dar um novo governo no menor tempo possível porque as urgências são muitas em nível nacional e internacional. Toda a coalizão propôs a subscrita de forma unânime", disse Meloni após a reunião com o chefe do Executivo, Sérgio Mattarella, ao lado dos políticos Silvio Berlusconi e Matteo Salvini.

"Esperamos as determinações do presidente da República e estamos prontos", acrescentou Meloni. Conforme informou a agência de notícias ANSA, a expectativa é de que Mattarella conceda o encargo à deputada ainda hoje. O juramento da política, no entanto, deve ocorrer no domingo, 23.

Primeira mulher premiê

Aos 45 anos de idade, Giorgia Meloni será a primeira mulher premiê da Itália e também a primeira liderança de extrema direita a governar o país desde a Segunda Guerra Mundial. Ela, quem se revelou simpatizante de políticas de Mussolini quando mais jovem, hoje tenta passar a imagem de uma política moderada.

Apesar disso, sua trajetória foi marcada pelo discurso contra imigrantes, o qual contou com a defesa de um bloqueio militar no Mediterrâneo que impediria a chegada de pessoas que tentassem entrar no país.

Itália notícias partido Direita primeira-ministra Giorgia Meloni indicada

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA