Protesto em novembro de 2021 na cidade de Omdurman, Sudão - Getty Images
África

Anistia pede libertação de jovens detidos e supostamente torturados no Sudão

Os adolescentes foram presos durante protestos pró-democracia na capital do país, que vem acontecendo desde outubro de 2021

Redação Publicado em 03/03/2022, às 10h38

Dois adolescentes detidos e supostamente torturados no Sudão durante protestos pró-democracia na capital do país, Cartum, que vem acontecendo desde outubro de 2021, devem ser libertados, declarou a Anistia Internacional nesta quinta-feira, 3.

“Existem preocupações críveis de que os jovens foram sequestrados e mantidos sem acusação, em violação de seus direitos ao devido processo e submetidos a tortura durante a detenção”, afirmou a organização em comunicado.

A Anistia solicitou que Mohamed Adam, conhecido como Tupac, de 17 anos, e Mohamed al-Fateh, de 18, fossem libertados ou julgados por um tribunal independente. Eles estão presos sem acusação pelo governo do Sudão desde 15 de janeiro.

Como reportou o jornal britânico The Guardian, os jovens foram detidos por suposta conexão com o assassinato de um policial durante as manifestações. No entanto, um deles, Fateh, não estaria envolvido nos protestos, estando em uma mesquita nas proximidades.

O outro adolescente faria parte de um grupo chamado Ghadiboun, que significa “as pessoas enfurecidas”. Ele foi retirado de seu leito de hospital pelas autoridades enquanto estava se recuperando de um ferimento causado por uma lata de gás lacrimogênio durante os protestos.

Segundo a advogada que representa os jovens, Rana Abdulghafar Abdulraheem, os dois foram torturados durante a detenção. Fateh estaria com queimaduras de cigarro na cabeça, não sendo permitido receber visitas.

Acredito que eles não queriam que o víssemos por que ele estava em má forma”, afirmou a defesa.

Tupac também não estaria recebendo remédios para seus problemas de pressão arterial nem poderia consultar um médico, informou sua mãe. Os dois tiveram os pedidos para examinação por médicos recusados.

Desde outubro de 2021, o Sudão vem enfrentando ondas de protestos violentos na capital, Cartum, em resposta ao golpe militar, já que o país esperava poder fazer uma transição para o regime democrático, que não aconteceu. Durante as manifestações, centenas de pessoas foram detidas, algumas morreram e outras ficaram feridas.

História tortura notícia Sudão Protestos Anistia Internacional detenção

Leia também

Cientistas do Brasil vão buscar evidências dos últimos neandertais na Romênia


‘Let It Be’: Documentário sobre os Beatles ganha trailer e data de estreia no Brasil


Ativista bate recorde ao abraçar mais de mil árvores em uma hora


Imigrante com câncer ganha prêmio de US$ 1,3 bilhão em loteria dos EUA


Viagem de Darwin que inspirou 'Teoria da Evolução' ganha detalhes em livro


Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres