Submarino encontrado no Mar Egeu - Reprodução/Redes sociais
Naufrágio

Após 20 anos de busca, submarino que naufragou durante 2ª Guerra é encontrado

Depois de uma explosão, o submarino afundou em uma profundidade de 203 metros

Redação Publicado em 15/06/2023, às 16h17 - Atualizado em 16/06/2023, às 19h54

Os destroços de um submarino britânico afundado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram encontrados a uma profundidade de 203 metros, perto da costa da Grécia, no Mar Egeu. A descoberta foi divulgada por Kostas Thoctarides, um mergulhador grego, em 7 de junho, através do Facebook.

A equipe envolvida, que procura o submergido há 20 anos, encontrou o HMS Triumph a cerca de 10 km do Cabo Sounion, com suas escotilhas fechadas e o periscópio retraído.

Depois de 20 anos de busca, sua equipe finalmente localizou o HMS Triumph a cerca de 10 km do Cabo Sounion. O submarino foi encontrado com suas escotilhas fechadas e o periscópio retraído, indicando que estava submerso quando afundou em 9 de janeiro de 1942, de acordo com Thoctarides. Ele descreveu a missão de revelar o naufrágio como a mais difícil de sua vida. 

A primeira vez que fui informado sobre a história do submarino britânico HMS Triumph foi em 1998”, lembra Thoctarides. “Foi seguido por uma extensa pesquisa no Reino Unido. Arquivos alemães e italianos foram então analisados”.

Os pesquisadores utilizaram um veículo subaquático controlado remotamente para localizar o submarino. Durante a missão, eles puderam avistar o volante de madeira, a bússola e um canhão do HMS Triumph levemente erguido.

Quinta descoberta

Essa descoberta é o quinto submarino encontrado pela equipe em águas gregas. O submarino, com mais de 85 metros de comprimento e até 8 metros de largura, teve seus destroços identificados. Entre os outros submarinos encontrados anteriormente está o HMS Perseus, localizado em 1997.

Lançado em 1938, o HMS Triumph realizou mais de 20 missões durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo ataques a navios e submarinos do Eixo no Mar Mediterrâneo. No entanto, o submarino britânico é mais conhecido por seu envolvimento em operações secretas, como o resgate de soldados aliados capturados no norte da África e a infiltração de oficiais britânicos na Grécia.

Segundo a Galileu, Rena Giatropoulou, uma das pesquisadoras da equipe, relatou por e-mail ao site Live Science que a seção dianteira do HMS Triumph foi gravemente danificada por uma explosão que provavelmente causou o afundamento do submarino. No entanto, ainda não se sabe se a explosão foi externa, resultado de uma carga de profundidade ou mina naval, ou interna, decorrente dos próprios torpedos do submarino.

Naufrágio explosão submarino destroços profundidade afundou 2ª Guerra

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência