Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Titanic: Varredura em tamanho real revela detalhes nunca vistos do famoso naufrágio

Veja detalhes surpreendentes do famoso naufrágio do RMS Titanic

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/05/2023, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução do naufrágio do Titanic - Divulgação/Atlatic Production/Magellan
Reconstrução do naufrágio do Titanic - Divulgação/Atlatic Production/Magellan

Mais de um século após a tragédia do RMS Titanic, a primeira varredura digital em tamanho real da embarcação revelou detalhes surpreendentes do naufrágio. Para isso, especialistas tiraram milhares de imagens digitais para criar uma incrível reconstrução em 3D do naufrágio que fica a 3.800 metros de profundidade da costa de Newfoundland, no Canadá.

+ ‘A criança desconhecida do Titanic’: A triste saga de uma vítima de 19 meses

As imagens revelam os destroços com mais detalhes do que jamais se viu antes, o que incluiu as estalactites de ferrugem na proa do navio, o número de série de uma hélice e até mesmo o buraco onde ficava a grande escadaria. 

Estalactites de ferrugem na proa do Titanic/ Crédito: Divulgação/Atlatic Production/Magellan

A reconstrução mostra o Titanic como se ele tivesse sido retirado da água, embora isso seja praticamente impossível, visto que o naufrágio está tão frágil que se desintegraria sob qualquer movimento — seu deterioramento é tão rápido que os restos do navio podem desaparecer nos próximos 40 anos. 

Estudos do Titanic

Com isso, os especialistas esperam que os estudos das varreduras possam revelar mais sobre os mistérios que ainda cercam aquela fatídica noite de 15 de abril de 1912, quando o RMS Titanic, da White Star Line, afundou tragicamente após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico, matando cerca de 1.517 das 2.224 pessoas a bordo. 

Ainda há perguntas, questões básicas, que precisam ser respondidas sobre o navio", disse o analista do Titanic, Parks Stephenson, à BBC.

"[O modelo de reconstrução é] um dos primeiros passos importantes para levar a história do Titanic a uma pesquisa baseada em evidências — e não especulação", continuou o especialista. 

Reconstrução do Titanic/ Crédito: Divulgação/Atlatic Production/Magellan

Stephenson disse que ficou "impressionado" quando viu pela primeira vez as varreduras, feitas pela empresa de mapeamento de águas profundas Magellan Ltd. durante uma expedição, no verão passado, que será tema de um documentário da Atlantic Productions. 

"Ela permite que você observe o naufrágio como você nunca pode ver de um submersível, e você pode enxergar o naufrágio em sua totalidade, você pode vê-lo em contexto e perspectiva", completou. Veja mais fotos!

Reconstrução do Titanic/ Crédito: Divulgação/Atlatic Production/Magellan

Buraco na grande escadaria do Titanic/ Crédito: Divulgação/Atlatic Production/Magellan

Número de série em uma hélice/ Crédito: Divulgação/Atlatic Production/Magellan