Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

Navio é encontrado no fundo do mar um ano após naufrágio sem nenhum rastro dos 12 desaparecidos

O navio naufragou no Canadá em fevereiro de 2022 e continha 24 tripulantes; 12 permanecem desaparecidos

Redação Publicado em 05/06/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Militares realizando buscas na área onde navio naufragou - Reprodução / Redes Sociais
Militares realizando buscas na área onde navio naufragou - Reprodução / Redes Sociais

O Ministério dos Transportes informou que os destroços do navio de pesca espanhol "Villa de Pitanxo", que afundou no Canadá em fevereiro de 2022, foram encontrados no fundo do mar. No entanto, não foram encontrados vestígios dos 12 tripulantes desaparecidos, de acordo com autoridades e familiares.

O naufrágio do navio "Villa de Pitanxo" ocorreu em 15 de fevereiro de 2022, nas águas geladas do Canadá, com 24 tripulantes a bordo. Essa tragédia é considerada a pior da pesca espanhola em quase 40 anos.

Dos ocupantes do navio, três pessoas sobreviveram e nove corpos foram recuperados do mar. Outras doze pessoas a bordo continuam desaparecidos. Os destroços da embarcação foram encontrados na área onde se acreditava que estivessem com base em todas as evidências disponíveis, conforme declarou em nota o Ministério dos Transportes.

Versões diferentes

Segundo a AFP, via o portal O Globo, um robô enviado pela equipe de busca conseguiu filmar o navio, e as imagens serão úteis para a investigação do caso, que agora está nas mãos da Justiça. As versões dos três sobreviventes são divergentes.

O capitão do "Villa de Pitanxo" e seu sobrinho afirmam que o barco afundou enquanto estava à deriva em um mar agitado, devido a uma falha no motor. Por outro lado, o outro sobrevivente, um marinheiro ganês, alega que a rede de pesca ficou presa no fundo do mar e o capitão se recusou a cortá-la para evitar perder a captura.

Tanto o proprietário quanto o capitão estão sendo investigados por supostamente causarem 21 homicídios por imprudência.