A autora canadense Margaret Atwood - Getty Images
Entretenimento

Após compartilhar texto no Twitter, autora de ‘The Handmaid's Tale’ é acusada de transfobia

Margaret Atwood foi alvo de polêmica nas redes sociais

Isabela Barreiros Publicado em 23/10/2021, às 10h10

Margaret Atwood, conhecida por escrever a série "The Handmaid's Tale", compartilhou um artigo em seu perfil no Twitter na última terça-feira, 19, e passou a ser alvo de uma polêmica que a acusava de transfobia

O artigo, escrito pela colunista Rosie DiManno, intitulado "Por que não podemos mais dizer 'mulher'?", critica o uso da linguagem neutra especialmente em termos de gênero, opinando que ela causaria o “apagamento das mulheres”. 

Isso tornaria “as pessoas bem-intencionadas sem palavras, para que não sejam atacadas como transfóbicas ou de outra forma insensível às construções cada vez mais complexas de gênero” ao ter a palavra “mulher” substituída por outros termos.

No texto, DiManno escreve ainda que “a palavra mulher estava em perigo de se tornar um palavrão” e poderia ser “riscada do vocabulário oficial, erradicada do vocabulário médico e expurgado das conversas”.

Why can’t we say ‘woman’ anymore? https://t.co/ghcQDJgxWE via @torontostar

— Margaret E. Atwood (@MargaretAtwood) October 19, 2021

Embora Atwood tenha apenas repercutido o artigo, sem escrever legendas ou comentários, apenas o ato fez com que ela se tornasse alvo da polêmica. Muitos internautas acusaram a autora de transfobia e iniciaram uma tentativa de conscientizá-la, como noticiou o UOL.

Um deles opinou: "Muitas organizações estão — com razão — optando por uma linguagem precisa ao falar sobre coisas que têm a ver com características biológicas em vez de identidade de gênero. Não é um ataque à feminilidade NÃO igualar gênero com biologia específica". 

No one is banning the word “woman.” Many organizations are — rightly — opting for precise language when talking about things that have to do with biological traits rather than gender identity. It’s not an attack on womanhood to NOT equate gender with specific biology.

— Katie Mack (@AstroKatie) October 19, 2021

Amanda Jette Knox, jornalista estadunidense, também comentou o ocorrido: "Estou desapontada que você compartilhou isso, porque não é verdade. Ainda podemos dizer 'mulher' e também podemos dizer 'pessoas' quando faz sentido usar uma linguagem mais inclusiva. Eu não sou binária. Também menstruei e dei à luz 3 filhos. Dizer 'pessoas com menstruação' inclui mulheres E eu".

História notícia transfobia Margaret Atwood linguagem neutra The Handmaid's Tale

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência