Fotografia de Romina Ashrafi - Divulgação
Crimes

Após fugir com namorado, garota iraniana de 14 anos foi morta pelo próprio pai

O assassinato de Romina Ashrafi chocou o Irã e está causando repercussão

Penélope Coelho Publicado em 29/05/2020, às 11h10

A adolescente Romina Ashrafi tinha somente 14 anos quando teve sua vida interrompida brutalmente. A menina havia fugido de casa, na província de Guilán, no Irã, com seu namorado de 35 anos. Essa fuga aconteceu, após o pai da garota não aceitar o casamento da filha.

Porém, a fuga não levou muito tempo e o casal foi logo encontrado pela polícia iraniana. Romina foi mandada de volta para sua casa, mesmo depois de dizer para as autoridades que temia por sua vida. 

A garota foi morta na semana passada por seu próprio pai, cinco dias depois de ter fugido. O pai de Ashrafi é acusado de ter decapitado a menina com uma foice enquanto ela dormia. Após o crime, o homem teria saído para seu quintal, mostrando a foice suja do sangue da filha.

Após se entregar para a polícia, o homem declarou que aquele tinha sido um crime de honra. Essa prática já é conhecida no Irã, quando pessoas cometem crimes familiares e alegam que as vítimas estariam causando uma espécie de problema para a honra daqueles parentes.

Consequências

O assassinato da menina teve grande repercussão na imprensa iraniana e agora no mundo, chamando a atenção para a violência cometida contra mulheres e meninas no país.

As leis do Irã reduzem o tempo e a intensidade das punições para familiares nos chamados crimes de honra. Caso um homem seja condenado por ter matado um membro de sua família nessas circunstancias, ele é sentenciado entre três e dez anos de prisão, e não com sentença de morte, como é comum no Irã. Na condição de ser considerado culpado pelo crime, o mesmo irá acontecer com o pai de Romina.

Irã morte assassinato Romina Ashrafi

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!