Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

No Irã, arqueólogos descobrem moeda histórica do século 19

O artefato foi encontrado na cidade portuária de Siraf, que era muito movimentada devido a busca por metais preciosos

Nicoli Raveli Publicado em 18/05/2020, às 16h00 - Atualizado às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda encontrada no Porto de Siraf, no Irã - Divulgação
Moeda encontrada no Porto de Siraf, no Irã - Divulgação

Após o local ser descoberto no século 19 por Sir Aural Stein, o Porto de Siraf, localizado no Irã, foi submetido a diversas escavações. Já tinham sido encontrados um banco de cerâmica, casas, mesquitas e inscrições chinesas e islâmicas.

Todavia, diante das últimas escavações, a equipe do arqueólogo David Whitehouse se deparou com uma moeda história de 1835. De acordo com historiadores, o Porto de Siraf, considerado Patrimônio Nacional, foi muito utilizado no ano de 750.

Segundo os historiadores, diversas navegações caminhavam pelo Oceano Índico a fim de encontrar metais preciosos. Ao mesmo tempo, também servia como centro de comércio de seda, porcelana, madeiras, marfim e pérolas.

A cidade de Siraf contava com uma população de 300 mil pessoas durante o início da era islâmica, característica de uma cidade grande. Com o passar do tempo, entretanto, a população diminuiu para sete mil pessoas.