Fotografia do portão de entrada para os Walt Disney Studios, na Califórnia - Coolcaesar/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Rússia

Após protagonista gay em curta, Rússia envia alerta para a Disney

Dirigido por Steven Clay Hunter, o curta-metragem foi lançado apenas no Disney+, mas acabou gerando polêmicas no país

Pamela Malva Publicado em 31/05/2021, às 17h00

Em 2020, o Disney+, serviço de streaming da gigante do entretenimento, lançou o curta-metragem ‘Out’, que tem um protagonista homossexual. Nesta segunda-feira, 31, então, a Roskomnadzor, agência reguladora de comunicações da Rússia, enviou um alerta a Walt Disney Co. pedindo que ela não distribua o conteúdo, segundo o UOL.

Acontece que, para a agência russa, o curta lançado na plataforma de streaming pode ser considerado prejudicial às crianças da nação. Dessa forma, o órgão regulador encaminhou uma carta para o gigantesco estúdio norte-americano.

No documento, a Roskomnadzor pontua que a legislação russa não permite qualquer distribuição de conteúdos que "negam valores familiares e promovem relacionamentos sexuais não tradicionais” para os pequenos, como supostamente teria feito o curta.

Tal lei existe desde 2013 e realmente proíbe a disseminação de “propaganda de relacionamentos sexuais não tradicionais”. Para grupos que defendem os direitos humanos, contudo, a legislação apenas aumenta o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, sendo que as relações homossexuais já são legais no país.

Estados Unidos Rússia homossexualidade filme cultura notícia entretenimento disney LGBT Curta-metragem Out

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada