Montagem com fotografia de Martinho da Vila e Adele - Divulgação/Wikimedia Commons/Thesupermat / Getty Images
Entretenimento

Após repercussão, advogado explica demora na acusação de plágio contra Adele

Caso envolve a canção “Mulheres”, que ganhou fama na voz de Martinho da Vila

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/09/2021, às 13h40

Na última sexta-feira, 10, veio a público a ação judicial movida por Toninho Geraes, autor da música “Mulheres”, que ganhou fama na voz de Martinho da Vila, de 1995. Ele acusa a cantora Adele de plágio na canção “Million Years Ago”, que compõe o disco 25, lançado em 2015. 

Depois de o caso alcançar enorme repercussão, o advogado do compositor, Fredímio Biasotto Trotta, explicou ao portal G1 o motivo de o processo ter demorado tanto tempo. Segundo o profissional, Geraes não conhecia a canção até ser apresentado a ela no ano passado pelo produtor musical Misael da Hora.

“Não fosse o Misael da Hora ter ouvido numa festa uma execução da canção e imediatamente presumido se tratar de uma versão [autorizada] da obra original, é bem possível que o Toninho até hoje não soubesse da existência do plágio”, disse Trotta.

Assim que perceberam o caso, Toninho e seus advogados enviaram uma notificação para a Sony Music relatando o ocorrido em fevereiro deste ano, visto que Martinho e Adele pertencem à mesma gravadora. 

Na época, a empresa respondeu que o assunto está “nas mãos da XL Recordings e da própria Adele, já que a Sony Music era apenas distribuidora desse fonograma no Brasil, cujo contrato, inclusive, já está expirado".

Até agora, três notificações já foram emitidas sobre o caso e os envolvidos ainda não responderam. Devido a isso, o compositor e sua defesa decidiram tornar o caso público e informaram que estão juntando provas com objetivo de iniciar uma ação judicial.

História Música notícia plágio Martinho da Vila Adele Toninho Geraes

Leia também

Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série