Lula (à esqu.) e Bolsonaro (à dir.) - Getty Images
Lula

Após viagem de Bolsonaro para os EUA, transferência da faixa ainda gera suspense

Com viagem de Bolsonaro para os EUA, fica a dúvida sobre quem entregará a faixa para o presidente Lula

Redação Publicado em 01/01/2023, às 13h29

Após encarar uma intensa disputa com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula levou a melhor e assumirá a presidência do país neste domingo, 1º. No entanto, uma decisão do político do PL ainda gera suspense quanto um importante momento da cerimônia de posse: a transferência da faixa presidencial. 

O mistério acontece, pois, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira, 30, e assim não comparecerá à cerimônia que ocorre em Brasília neste domingo. Além disso, o ex-vice presidente, Mourão, já confirmou que também não estará presente na cerimônia. 

Criado no ano de 1972 pelo ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, o ato é simbólico e está presente nas normas da cerimônia. Conforme descrito no artigo 41, “Após os cumprimentos, ambos os presidentes, acompanhados pelos vice-presidentes, chefes do gabinete militar e chefes do gabinete civil, se encaminharão para o gabinete presidencial e dali para o local onde o presidente da República receberá de seu antecessor a faixa presidencial”.

Enquanto a equipe do cerimonial não informou quem passará a faixa para Lula, conforme repercutido pelo G1, Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, também fez suspense quando questionada pelo Globo News: “[Será] O povo”, afirmou Gleisi, sem maiores detalhes.

Possibilidades

Seguindo as normas da cerimônia, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, que são presidentes da Câmara e do Senado, poderiam passar a faixa para o presidente Lula e se demonstraram disponíveis. No entanto, nada ainda foi confirmado. 

Outra possibilidade, muito pedida por apoiadores do petista e internautas, é que a ex-presidente Dilma Rousseff assumisse a responsabilidade. Na visão dos apoiadores, seria um tipo de reparação pelo impeachment ocorrido em 2016. A cantora Daniela Mercury, por exemplo, é um dos nomes que se manifestaram a favor disso. 

“Tenho sonhado com isso: Nossa presidenta @dilmabr entregando a faixa para @LulaOficial e o Brasil voltando para o eixo. Assim, a gente faz a reparação de outro grande erro cometido no Brasil,exaltando a mulher que foi tirada da presidência por um golpe de estado", desabafou Mercury.

Também não é descartado que a sociedade civil cumpra a missão de passar a faixa para o novo presidente. Ou seja, representantes que simbolizam a diversidade brasileira de raça e gênero entregariam a faixa para Lula. Todavia, nada foi confirmado até o fechamento da reportagem.

Brasil presidente eleições Política Brasília presidência Lula posse Planalto

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA