Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Rolls-Royce

Da encomenda a rainha Elizabeth: 5 curiosidades sobre o Rolls-Royce, carro da posse

Após dúvidas levantadas, Rolls-Royce será utilizado na cerimônia de posse do presidente Lula

Redação Publicado em 01/01/2023, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rolls-Royce transportando Lula - Antonio Cruz/ Agência Brasil
Rolls-Royce transportando Lula - Antonio Cruz/ Agência Brasil

Em dezembro, a agora primeira-damaRosângela da Silva, conhecida popularmente como Janja, informou que o famoso carro presidencial utilizado desde a década de 50 em cerimônia de posse, o Rolls-Royce Silver Wraith, poderia não ser utilizado por Lula neste domingo, 1º, dia que marca a posse do petista.

Na época, O Globo, informou que o automóvel estaria danificado. De acordo com Janja, o veículo teria sido danificado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Hoje é essa informação que eu posso dizer para vocês, que o presidente Lula estará no conversível, em carro aberto. Não tem, até o momento, algo que mude no protocolo. Será no Rolls-Royce, se estiver em condições, porque parece que ele foi danificado na última posse."

"Estamos falando com as Forças de Segurança (...) Vamos ver se o carro, que é bastante antigo, está em condições", disse Janja. 

Bolsonaro com o Rolls-Royce /Crédito: Getty Images

Todavia, foi confirmado pela Band neste domingo, 1º, que o carro será utilizado pelo novo presidente. Além de o carro ter sido utilizado no ensaio de cerimônia da posse de Lula, a informação também foi confirmada pela Globo News durante cobertura ao vivo do evento.

O famoso carro, que tem aproximadamente 70 anos, acompanha a história dos nomes que assumem a presidência do Brasil. Pensando nisso, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o veículo. Confira abaixo!

1. A encomenda

Conforme repercutido pelo Correio Braziliense, o Rolls-Royce foi utilizado inicialmente no ano de 1953. Pela primeira vez, ele saiu nas ruas durante as celebrações do Dia do Trabalho, em 1º de maio daquele ano. 

O veículo que chama atenção pelo luxo, é encomenda de Getúlio Vargas. Encomendado na década de 1950, foi fabricado na Inglaterra em 1953 e trazido até o Brasil. Além de cerimônias de posse, o automóvel também é usado em eventos marcantes para os brasileiros, como as celebrações da Independência do Brasil.

2. Presente da rainha?

Assim como todo carro que chama atenção, o Rolls-Royce também é alvo de uma lenda. Conforme repercutido pelo UOL, já foi dito que o automóvel foi um presente da rainha Elizabeth IIpara o Brasil, no entanto, Lira Neto, escritor e historiador, relata na triologia 'Getúlio', que o automóvel é uma encomenda do presidente. Alzira Vargas do Amaral Peixoto, filha de Getúlio, até mesmo chegou a dizer que o luxuoso carro foi pago por amigos do então mandatário.

3. Trajeto dos presidentes

Eternizado em imagens de cerimônias de posse no Brasil, o Rolls-Royce foi utilizado para este fim pela primeira vez no ano de 1956, com o ilustre Juscelino Kubitschek. O carro também foi utilizado pelos políticos Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. 

4. Manutenção 

Com a 'idade avançada', o tradicional veículo encara manutenção regulamente, ou seja, de uma a duas vezes por ano, conforme repercutido pelo UOL. Foi informado que uma vez por semana, o carro é tirado da garagem e cumpre um trajeto de 20 minutos. Além de poder ser usado em modo conversível ou fechado, o carro pode levar até sete pessoas.

5. Personalidades

Além da lenda, a rainha Elizabeth II também tem o carro marcado em sua trajetória por outro motivo. Isso porque o mesmo a transportou em 1968, ano que marcou sua única visita ao Brasil. Outros nomes que também foram transportados pelo veículo são: Charles De Gaulle, ex-presidente da França, e o cosmonauta Iuri Gagarin.