Mar congelado na Argentina - Reprodução/Redes Sociais
Argentina

Argentina: Com frio de -17,5 °C, mar na região sul congela

Com temperaturas extremamente baixas na chegada do inverno, meteorologistas alertaram sobre a possibilidade de grandes nevascas

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 27/06/2024, às 15h18

Imagens impressionantes circulam nas redes sociais, mostrando o mar congelado na costa da vila argentina de San Sebastián, ao norte da cidade de Río Grande, na província da Terra do Fogo.

O fenômeno é resultado de um frio extremo que caracterizou o final de outono e início de inverno no sul do continente, com os termômetros marcando -15°C na região nos últimos dias.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de níveis amarelo e vermelho devido às baixas temperaturas em seis províncias do país. Esse clima rigoroso, embora raro, não é inédito; em junho de 2020, a Patagônia já havia enfrentado um mês de frio intenso. A combinação de frio extremo, baixa ondulação e ventos fracos resultou no congelamento parcial do mar. Veja o vídeo abaixo:

Grande impacto

Na última sexta-feira, 21, a cidade de Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, registrou uma temperatura ainda mais baixa, atingindo -17,5°C. As nevascas intensas que acompanham o frio extremo têm exigido operações de resgate de pessoas e animais no campo, com o apoio do Exército da Argentina.

Segundo a CNN, outras regiões patagônicas também foram severamente afetadas. Em El Calafate, os termômetros marcaram -10°C, demonstrando a extensão do impacto dessa onda de frio extremo que assola o sul da Argentina.


*Sob supervisão;

Argentina notícias mar frio inverno

Leia também

Relacionada a Espártaco? Muralha romana é descoberta na Itália


Vaticano é julgado em tribunal estrangeiro pela primeira vez, na Inglaterra


Arraia que chamou atenção por gravidez inusitada morre de doença rara


Com prolongamento de missão, autoridade nega que astronautas estejam presos no espaço


Mansão de Pelé no Guarujá pode ser leiloada para pagar dívida milionária


Warren Buffett deixará fortuna de R$ 720 bilhões para fundo de caridade, diz jornal